TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria Do Conhecimento

Exames: Teoria Do Conhecimento. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/2/2015  •  625 Palavras (3 Páginas)  •  676 Visualizações

Página 1 de 3

Questão 1 (3,0 pontos)

Baseado na leitura dos tópicos de estudo da unidade de aprendizagem “Teoria do conhecimento”, responda resumidamente:

a) Forneça um conceito para o termo “conhecimento”, ou seja, o que é conhecimento?

Conforme escreveram Maria Lúcia De Arruda Aranha e Maria Helena Pires Martins em seu livro Filosofando,

“...o conhecimento é o ato, o processo pelo qual o sujeito se coloca no mundo e, com ele, estabelece uma ligação. Por outro lado, o mundo é o que torna possível o conhecimento ao se oferecer a um sujeito apto a conhecê-lo.”

Portanto, tomando como base o que é proposto pelas autoras, podemos entender como conhecimento, a interação e a curiosidade do sujeito em relação aos objetos e o meio em que vive.

Se selecionarmos um sujeito em um meio com uma gama limitada de informações, provavelmente obteremos um sujeito com menor conhecimento, comparado a algum outro que viva em um meio com diversas possibilidades de adquirir tal conhecimento.

O mesmo ocorre para a maneira com a qual o sujeito buscará essa ligação com o meio. Analisando um indivíduo que possua uma maior capacidade cognitiva, obteremos um sujeito com um nível de conhecimento mais elevado.

b) Diferencie o conhecimento humano daquele pertencente a outras espécies de seres vivos.

O conhecimento humano está ligado ao lado mais racional e reflexivo, sendo assim, pode-se dizer que os seres humanos refletem antes de realizar seus atos.

Já os outros seres vivos possuem um comportamento instintivo, mais relacionado à sobrevivência, do que ao próprio pensamento reflexivo e racional.

c) Explique pelo menos um aspecto que se relacione à importância do estudo da teoria do conhecimento para o estudante universitário.

A teoria do conhecimento tem importância para entendermos a relação entre o sujeito e seu objeto de conhecimento, nos aprofundando no comportamento humano perante o mesmo.

Questão 2 (3,5 pontos)

O conhecimento filosófico e científico são geradores dos mais importantes de progresso humano. Inicialmente, os gregos filósofos forneceram muitos conceitos racionais na tentativa de explicar os fenômenos que os cercavam. Com o passar do tempo, o conhecimento filosófico precisou ser complementado pelo científico para “dar conta da vida real”. Portanto, a vida do homem moderno precisou de um conhecimento aplicável e eficiente na invenção de tecnologias de produção, para o domínio e exploração da natureza, urbanização, entre outros. CITE e EXPLIQUE pelo menos dois aspectos relacionados ao conhecimento filosófico e/ou científico que ilustram o contexto mencionado. Em outras palavras, por que o mundo moderno não seria possível se fosse baseado somente em filosofia?

O conhecimento científico procura as soluções práticas para os temas relacionados ao dia-a-dia, apresentando explicações através de provas irrefutáveis, não podendo variar de acordo com a opinião ou pensamento do indivíduo, tendo-se assim o certo e o errado. Já a filosofia apresenta ideias mais abstratas, relacionadas ao pensar, ao refletir, podendo esta, variar de acordo com o

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com