TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria Do Conhecimento

Monografias: Teoria Do Conhecimento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/9/2013  •  4.016 Palavras (17 Páginas)  •  773 Visualizações

Página 1 de 17

SUMÁRIO:

INTRODUÇÃO..................................................................................................04

TEORIA DO CONHECIMENTO.......................................................................05

1. FILOSOFIA PRÉ-SOCRÁTICA............................................................ 05

1.1 OS SOFISTAS.............................................................................................. 05

1.2 SOCRÁTES.................................................................................................. 05

1.3 PLATÃO.......................................................................................................06

1.4 ARISTÓTELES............................................................................................06

IDADE MÉDIA E COMTEMPORÂNEA........................................................06

1. O RACIONALISMO CARTESIANO.................................................. 06

EMPIRISMO INGLÊS..................................................................................... 07

1.1 FRANCIS BACON………………………………………………………. 07

1.2 JOHN LOCKE.............................................................................................08

1.3 DAVID HUME........................................................................................... 08

O CRITISCISMO KANTIANO........................................................................08

CONCLUSÃO………………………………………………………………..10

BIBLIOGRAFIA……………………………………………………………..10

INTRODUÇÃO:

Nesse capítulo nos mostra desde a antiguidade com aspectos diferentes, pois existem vários pensadores onde cada um tem seu modo e maneira de pensar. Dividida em três períodos, começa uma grande aventura filosófica, através de perguntas fazendo o interlocutor reconhecer sua própria ignorância. A Teoria do conhecimento trás perguntas e respostas através de filósofos gregos como, por exemplo, Será que Deus existe? Veremos a seguir o que pensam esses filósofos, mostrando através de seus pensamentos o porquê? O que é? Se é verdade ou não?Se existe? Mais cada um com sua concepção no modo de pensar. E após essa viagem, teremos vários pensamentos e surge às dúvidas onde cada um nos mostra o método através de suas obras, a resposta.

4

TEORIA DO CONHECIMENTO

No sentido de senso crítico, teoria do conhecimento explora o conhecimento do homem, com uma longa historia. Em diferentes épocas surgiram diversidades de concepções às vezes diferentes, ao fato de conhecer. Teoria do conhecimento aborda desde a época da filosofia grega e medieval, passando pela lógica e filosofia de linguagem. A filosofia moderna se inicia com as obas de Descartes. Além disso, o titulo nos mostra divisões como ética e política.

A partir daqui o desenvolvimento do conhecimento são sem limites, pois mostram diferentes pontos de vista dentro de um mesmo assunto e acrescentando estados cognitivos de conflito. Tornando a filosofia mais livre.

1. FILOSOFIA PRÉ-SOCRÁTICA

A filosofia pré-socrática é caracterizada pela natureza do mundo exterior. O nascimento da filosofia na Grécia é marcado pelo pensamento mítico, a partir do surgimento dos deuses, mostrando coisas da natureza. Após ocorre uma passagem onde rompem as religiosidades, o principio teórico dando inicio origem a fundamentações conceituais (abstratas). Destacando dois pré-socráticos: Heráclito onde busca compreender a multiplicidade real, todas as coisas mudam se cessar. Já Parmênides elaborou teoria filosófica onde teve influência o pensamento ocidental, para ele é impossível uma coisa ser e não ser ao mesmo tempo. Concluindo que o ser é único, imutável, infinito e imóvel. O movimento existe somente do mundo sensível e o mundo inteligível é verdadeiro chamado de identidade.

1.1 OS SOFISTAS

A palavra sofista vem de sábio, ou melhor, professor de sabedoria. No período clássico os pensadores ainda discutiam coisas da natureza desenvolvendo o enfoque antropológico abrangendo a moral e política.

Os sofistas sempre foram mal vistos por desqualificarem Sócrates e Platão, achavam desnecessárias as discussões dos filósofos. Os sofistas procuravam desenvolver o espírito critico e a capacidade de expressão, eles também abriram os horizontes da filosofia.

1.2 SOCRÁTES

Sócrates foi um cara importante e muito polêmico da filosofia ocidental. Nada deixou escrito, teve idéias divulgadas por Xenofonte e Platão, Sócrates se indispôs como poderoso, foi acusado por não acreditar em deuses, foi condenado e morto. A Defesa de Sócrates uma de suas obras escrito por Platão onde é um documento jurídico, sociológico, psicológico, filosófico e poético muito importante trata-se de sua defesa e também dirige suas palavras aos que lhe acusaram. Sócrates se posiciona contra os sofistas, buscando valores através do conhecimento cientifico,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.6 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com