TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria Políticas De Rousseau

Exames: Teoria Políticas De Rousseau. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/6/2014  •  328 Palavras (2 Páginas)  •  274 Visualizações

Página 1 de 2

TEORIAS POLÍTICAS- ROUSSEAU

Jean Jacques Rousseau nasceu em Genebra em 1712. Era filho de um relojoeiro protestante. A mãe morreu de parto e por isso ficou órfão muito cedo. Por influência do pai começou a ler logo de pequenos livros toda a espécie e em particular romances sentimentais. Trabalhou em Genebra numa oficina como aprendiz de gravador.

Em Sabóia foi protegido da Senhora Warnes com a qual conviveu durante onze anos. Em 1734 foi secretário do embaixador francês em Veneza. Esteve também em Lion onde foi preceptor e seguiu depois para Paris onde conviveu com Diderot, Voltaire e outros iluministas. Em 1745 teve uma ligação com uma jovem costureira, Thérèse Levasseur da qual veio a ter cinco filhos que abandonou regularmente no hospício de enjeitados. Esteve ainda em Inglaterra onde conheceu o filósofo Hume. Sendo um homem muito emotivo e desconfiado, em parte devido à reação negativa que a sua obra provocou no meio intelectual, Rousseau acabou por incompatibilizar-se com quase todos os amigos. Voltando a Paris veio a morrer em dois de Julho de 1778 em Ermenonville.

Em 1750 Rousseau publica o primeiro ensaio intitulado ”Discurso sobre as ciências e as artes” tendo obtido um prêmio oferecido pela Academia de Dion. Este ensaio provocou um mal estar nos enciclopedistas, pois Rousseau defendeu que as ciências e as artes em nada contribuíam para a melhoria dos costumes. “Segue-se depois outro ensaio discurso sobre as desigualdades”. Aqui pretende demonstrar a bondade natural do homem e que era a vida em sociedade que o corrompia. “Escreveu ainda uma novela de caráter sentimental “La Nouvelle Héloise” e um livro de caráter pedagógico” Émile “em que defende a tese já exposta no ensaio” Discurso da desigualdade à semelhança de Santo Agostinho redigiu um livro autobiográfico denominado “ Confissões”.

Finalmente escreveu o livro “CONTRATO SOCIAL” que irei seguir de perto na explanação do pensamento político de Rousseau.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com