TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria do conhecimento: epistemologia

Resenha: Teoria do conhecimento: epistemologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/11/2014  •  Resenha  •  308 Palavras (2 Páginas)  •  333 Visualizações

Página 1 de 2

Teoria do conhecimento: epistemologia

A teoria do conhecimento, também conhecida por epistemologia (termo derivado do grego) é um ramo da filosofia cujas preocupações são a natureza e aslimitações do conhecimento. De modo geral a epistemologia quer saber o que é o conhecimento, como ele é adquirido pelo homem. Também procura-se conhecer a natureza daquilo que se conhece e como se conhece oconhecimento.

Grande parte dos estudos na área estão voltados à análise da natureza do conhecimento de modo geral, e de como isso se liga a noções relacionadas como a verdade, a crença e a justificação.A epistemologia também lida com produção de conhecimento e com as posições céticas sobre o conhecimento. Este campo de estudos foca-se, de modo geral, na origem, métodos, estrutura e valor de verdadedo conhecimento.

De modo geral, são distintos dois tipos de conhecimento: “saber que” e “saber como”. O primeiro caso é também chamado de conhecimento proposicional, e o exemplo mais comum é a soma2 + 2 = 4. Nessa proposição, entretanto, está envolvido também o “saber como”, que nesse caso é o conhecimento em realizar a adição entre dois números.

Assim, há quem prefira manter a distinçãoclara entre o “saber que” e o “saber como”, sendo que a epistemologia foca o “saber que” especificamente.

Não há um consenso sobre as origens da epistemologia, mas assume-se que começou com o filósofoPlatão. Tendo vivido no século IV antes de Cristo, o pensador propunha que havia uma oposição entre o que se considerava opinião/crença e o conhecimento propriamente.

Para o filósofo grego, a crençaera caracterizada como uma visão pessoal, enquanto que o conhecimento era a crença efetivamente verdadeira.

Na visão de Platão, a importância está no “saber como” acima referido, ou seja, noconhecimento teórico das coisas. Trata-se do conjunto das informações que descrevem e potencialmente explicam o universo social e natural de que o ser humano faz parte.

Sob a perspectiva platônica, o... [continua]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com