TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teorias Antropologas

Artigos Científicos: Teorias Antropologas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/11/2014  •  385 Palavras (2 Páginas)  •  311 Visualizações

Página 1 de 2

Teorias Antropólogas / Antropologia

Sendo cultura um sistema integrado de comportamento e valores aprendidos como característica de membros de uma sociedade, as teorias antropólogas analisam o sistema como um todo e como as partes e funções interagem neste todo, e como os sistemas se relacionam.

Foi então exibida uma visão comparativa da cultura de um povo, provendo uma melhor compreensão através desse prisma. Visualizam o homem integrado em seus variados contextos, observando seu modo comportamental, considerando uma espécie de espelho do homem refletido na sociedade. São coletados todo o seu sistema de valores, de comportamento, de atitudes e expressões, refletindo isso em expressões culturais distintas.

As teorias, dizem respeito a tudo que constitui uma sociedade e seus modos de produção econômica, suas técnicas, sua organização política e jurídica, seus conhecimentos e crenças, sua psicologia, sua arte, suas técnicas, etc. Para terminar com esta diferenciação das áreas da antropologia, é necessário referir o por que denominamos a dimensão cultural no presente como antropologia. Basicamente, é uma diferenciação derivada de interesses distintos de teorias, para formação de um conceito sólido da Antropologia. Os antropólogos se interessaram pela organização social e política dos grupos focando seus estudos na ideia de sociedade se interessando pelas variações culturais, pela sua difusão e como os indivíduos são moldados pela cultura.

A Antropologia tem a sua própria divisão, decorrente de longa história, na qual métodos e técnicas de investigação e pesquisa, bem como diferentes concepções do que devia ser o seu objeto de estudo, fizeram-se fundamento de partes qualificadas de antropológicas e consolidadas, afim de conhecer os homens não só pelas suas criações, mas pelas relações que aqueles têm com estas, com a parte do mundo a que se referem e ao próprio mundo como o concebem. Visualiza um universo de inesgotáveis relações com a própria consciência do que pensam e do que fazem no mais amplo sentido. Devido a seus métodos e técnicas de investigação e pesquisa voltadas para romper com os julgamentos racistas e preconceituosos, buscou o caminho da neutralidade investigativa e da imersão nas realidades culturais para ser mais justa e fiel aos grupos ou povos estudados. A busca por estudar sociedades diversas, cada uma nos seus próprios termos, deixou em aberto as possibilidades de investigação das sociedades passadas ou do passado dos homens, de acordo com essa ambição de neutralidade e justiça.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com