TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Escravo

Resenha: Trabalho Escravo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/10/2014  •  Resenha  •  253 Palavras (2 Páginas)  •  209 Visualizações

Página 1 de 2

Trabalho escravo

O trabalho escravo é a forma mais grave de exploração do ser humano e não atenta apenas contra os princípios e direitos fundamentais do trabalho, afrontando também os mais elementares direitos humanos. Hoje assumiu nova cara, mas manteve a característica de privar o ser humano de sua dignidade.

Apesar de a fiscalização estar mais rigorosa, ainda não há o que comemorar, tem muitos trabalhadores e dentre esses crianças fazendo trabalhos forçados, em condições precárias perdendo sua liberdade e dignidade, tendo que ser produtivos para dar lucros a grandes empresas.

A cada ano, milhares de trabalhadores vindos de regiões pobres do país são obrigados a trabalhar em fazendas e carvoarias. Submetidos a condições degradantes de serviço e impedidos de romper a relação com o empregador, eles permanecem presos até que terminem a tarefa para a qual foram aliciados, sob ameaças que vão de torturas psicológicas a espancamentos e assassinatos.

O trabalho escravo também aparece em um setor que deveria estar acima de qualquer suspeita: as grandes obras financiadas pelo governo. Têm sido encontrados trabalhadores em situações precárias na construção de hidrelétricas e de estradas, contratadas pelas empresas ganhadoras das licitações.

Desta forma uma combinação entre a ganância dos capitalistas e as forças que tendem a reduzir o lucro em relação ao capital investido, faz com que haja aumentos na taxa de exploração, com a mão de obra barata aumentam seus lucros.

E assim grandes empresários vão fazendo riquezas não se importando com as pessoas que estão pagando um alto preço pra esse enriquecimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com