TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Filosofia Curso de Design

Por:   •  4/10/2016  •  Exam  •  941 Palavras (4 Páginas)  •  120 Visualizações

Página 1 de 4

PERGUNTA 1:

A partir do contexto em que se deu a obra dos irmãos Campana, discuta a perspectiva presente em seus trabalhos. No que diz respeito a esta perspectiva, qual o direcionamento que eles dão em suas produções? Qual a tomada de posição dos irmãos em face da produção industrial em série? É possível redimensionar Arte ou Design ou são esferas cindidas, isoladas?

RESPOSTA 1:

RESPOSTA:

Os irmãos Campana procuram mostrar em seu trabalho detalhes sobre a cultura brasileira, utilizando materiais considerados inferiores em outros estilos, e utilizam criatividade de maneira livre. O trabalho dos Campana, foge um pouco da propriedade do design de produção em série, eles procuram uma produção menor em série, para obter uma maior variabilidade de seus produtos, e dão muito mais valor às coisas feitas manualmente,  aproximando-os assim muito mais da arte, porém ainda design, uma vez que tem conceitos artísticos pois é compromissado com a estética e tem conceitos de design, pois é compromissado com o funcionalismo.

----

PERGUNTA 2:

Para Hegel, a arte é digna de tratamento científico? Por quê? Por que o autor difere o belo natural do belo artístico?

RESPOSTA 2:

Segundo Hegel a bela arte não pode ser encarada como científica, pois as formas agradáveis se encontram efetivamente excluídas dos fins últimos e verdadeiros da vida. Ela necessita da ilusão, se submetendo a fins sérios e, com isso, produzindo efeitos sérios. Hegel acredita que a ciência  exclui a imaginação, seus aspectos causais e arbitrários, isto é, o órgão da atividade e função artísticas. Diferencia o belo natural do belo artístico, sendo a beleza artística uma beleza nascida e renascida do espírito e quanto mais o espírito e suas produções estão colocadas acima da natureza , mais o belo artístico está acima da natureza. Possui liberdade e espiritualidade o que não faz parte de nenhum produto natural.

----

PERGUNTA 3:

Qual a recepção que o autor Walter Benjamin tem sobre o fenômeno da reprodução técnica no domínio das artes? A reprodução técnica, associada à intensificação dos movimentos de massa, pode conter um caráter político revolucionário? Discorra sobre essa questão e comente a função política do cinema.

RESPOSTA 3:

Na percepção de Walter Benjamin, o fenômeno da reprodução técnica nada mais é que um processo novo que vem se desenvolvendo na historia com uma intensidade que cresce a cada dia e não continuamente. Com a reprodução técnica e, a cada mais dia, intensificação dos movimentos de massa, eles podem sim conter um caráter político revolucionário. Esses dois processos citados podem “flertar” com os movimentos de massa em nossos dias, substituindo a existência única da obra por uma existência social, além de permitir a reprodução e vir ao encontro do consumidor dando, assim, uma atualização para o objeto. Quanto a função política do cinema, ela é um dos principais meios de propagação de idéias e ideais. O cinema como sendo um entretenimento.

----

PERGUNTA 4:

No cap. 1, do Livro 1, Vol.1, da obra O Capital, o filósofo alemão Karl Marx diferencia os dois aspectos da mercadoria; valor de uso e valor de troca. Discuta essa questão.

RESPOSTA 4:

No primeiro capitulo da obra O Capital,Marx expõe duas características básicas e importantes da mercadoria,segundo qualidade e quantidade..Devemos lembrar que mercadoria é um objeto,uma coisa,que por suas propriedades satisfaz as necessidades humanas. No que diz respeito a mercadoria, Marx expõe o ‘valor de uso´, que seria o valor dela,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (71.5 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com