TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho - Filosofia

Trabalho Universitário: Trabalho - Filosofia. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/9/2013  •  983 Palavras (4 Páginas)  •  1.072 Visualizações

Página 1 de 4

Compartilhar no Facebook

O que é Trabalho:

O trabalho é um conjunto de atividades realizadas, é o esforço feito por indivíduos, com o objetivo de atingir uma meta. O trabalho também pode ser abordado de diversas maneiras, e com enfoque em várias áreas, como na economia, na física, na filosofia, a evolução do trabalho na história, e etc. O dia internacional do trabalhador é celebrado no dia 1 de Maio.

O trabalho também possibilita ao homem concretizar seus sonhos, atingir suas metas e objetivos de vida, além de ser uma forma de expressão. É o trabalho que faz com que o indivíduo demonstre ações, iniciativas, desenvolva habilidades, e é com o trabalho que ele também poderá aperfeiçoá-las. O trabalho faz com que o homem aprenda a conviver com outras pessoas, com as diferenças, a não ser egoísta e pensar na empresa, e não apenas em si.

O trabalho faz com que o indivíduo aprenda a fazer algo com um objetivo definido, desde a época do trabalho escolar no colégio, e com isso, o ser humano começa a conquistar seu próprio espaço, respeito e consideração dos demais. Quando a pessoa realiza um trabalho bem feito, também contribui para a sua auto-estima, satisfação pessoal e realização profissional.

Muitas pessoas se questionam a respeito da diferença entre o trabalho e emprego, sendo que algumas pessoas confundem os dois conceitos. O trabalho é uma tarefa que não necessariamente confere ao trabalhador uma recompensa financeira. O emprego é um cargo de um indivíduo em uma empresa ou instituição, onde o seu trabalho (físico o mental) é devidamente remunerado. O conceito de emprego é bem mais recente do que o de trabalho, e surgiu por volta da Revolução Industrial e se propagou com a evolução do capitalismo.

Trabalhos Acadêmicos

Trabalhos acadêmicos são tarefas exigidas a alunos que frequentam instituições de ensino universitário e que pretendem desenvolver o espírito crítico e capacidade intelectual dos alunos. Estes trabalhos podem ser exclusivamente escritos e submetidos à avaliação do professor. No entanto, muitos trabalhos acadêmicos requerem apresentação oral perante um público.

Alguns trabalhos acadêmicos podem ser longos, como a tese (para doutorado), dissertação (para mestrado), monografia (para graduação) e trabalho de conclusão de curso (para tecnólogos e ténicos). Outros podem ser mais curtos, não representando a mesma importância que os trabalhos finais mais longos mencionados anteriormente. Como exemplo de trabalhos mais curtos temos: artigos, relatórios, fichamentos, resenhas, comunicações, etc.

Trabalho na Economia

Para a economia, o trabalho faz parte de um dos três fatores da produção, juntamente com a terra e o capital. O trabalho significa que um indivíduo realiza um conjunto de atividades, e recebe um salário por isso, ou seja, o trabalho tem um preço, que é verificado na forma de salário.

Existem outras formas de trabalho, como o trabalho autônomo e o trabalho voluntário. Trabalho autônomo é quando o indivíduo exerce sua atividade como profissional liberal, ou seja, não está vinculado a nenhuma empresa, e normalmente trabalha no comércio ou em atividades comerciais.

Há também o trabalho voluntário, que é aquele onde o indivíduo se disponibiliza a exercer uma atividade, sem receber qualquer remuneração para isso. Trabalho voluntário é bastante comum para estudantes universitários, que estão em fase de aprendizado, e ainda não buscam receber remuneração por isso. Além disso, o trabalho voluntário está muitas vezes associado a diferentes causas sociais. Algumas ONGs e instituições sem fins lucrativos dependem de pessoas que estão dispostas a trabalhar voluntariamente.

Trabalho Escravo

Trabalho escravo é quando o empregador explora seu empregado. O trabalho escravo surgiu na época da escravidão, onde os empregados tinham que fazer tudo que seu patrão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com