TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Final De Filosofia

Monografias: Trabalho Final De Filosofia. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/12/2014  •  265 Palavras (2 Páginas)  •  1.490 Visualizações

Página 1 de 2

5º Por que a censura é incompatível com a democracia?

6º “À violência é sempre dado destruir o poder; do cano de uma arma desponto o domínio mais eficaz, que resulta na mais perfeita e imediata obediência. O que jamais poderá florescer da violência é o poder.” (Hannah Arendt. Da violência. Brasília: Universidade de Brasília, 1985. p. 29.) Justifique por que Hannah Arendt não reconhece poder nos atos violentos.

7º No século XVII o jurista italiano César Beccaria condenou as penas cruéis e a tortura, abrindo a discussão a respeito dos direitos humanos. Em que medida esse tema ainda é atual, inclusive em países que se dizem democrático?

8º Leia a citação e atenda às questões.

“O liberal [...] é um homem de quem [se deve] ter pena, porque está às voltas com um problema insolúvel: determinar até que ponto pode serrar o galho no qual está sentado sem correr o risco de quebrá-lo. É também, por princípio, um cidadão insatisfeito. Que escureça o horizonte social, que cresça o espectro do ‘socialismo’ – e ele se torna partidário de um ‘regime forte’. Que este se instale, suprima as liberdades civis e se interesse de muito perto pelo funcionamento da economia – o liberal espuma de indignação e volta a ser homem de esquerda. Ou de centro de esquerda.” (Gérard Lebrun. O que é poder. São Paulo: Brasiliense, 1981. p. 82.)

a) Explique em que sentido o Lebrun critica a ambiguidade do liberalsimo no que se refere ao ideal democrático.

b) Tendo em vista a crise financeira do mundial iniciada em 2008, reflita sobre a tentação de se desejar um “regime forte”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com