TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Sobre A Teoria Deontologica

Exames: Trabalho Sobre A Teoria Deontologica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/6/2014  •  605 Palavras (3 Páginas)  •  365 Visualizações

Página 1 de 3

PEDREIRO ENCONTRA PASTA COM MAIS DE 50 MIL E DEVOLVE AOS DONOS EM GOIÁS.

Um pedreiro encontrou na rua uma pasta com mais de R$ 50 mil em dinheiro e cheques pré-datados na sexta-feira (28), no município de catalão, sudoeste de Goiás. Wellington Rodrigues Barbosa contou à reportagem da TV Anhanguera que avistou o material quando passava com a filha perto de uma escola particular. Ao perceber do que se tratava, ele começou a procurar os donos para devolver a quantia em emissoras de rádio e comércios da região.

Wellington afirma que não quis ficar com o dinheiro e foi tentar descobrir a quem a pasta pertencia. “Fomos a duas rádios, não tinha anúncio de perda, fomos a um estabelecimento comercial da cidade e eles disseram que não era deles. Quando eu voltei, o meu filho falou que já tinha conseguido localizar quem era o pessoal dono do dinheiro. Para falar a verdade, esse dinheiro era o dinheiro que eu precisava no momento, mas a honestidade fala mais alto nestas horas. Não adiantava socorrer minha família e a minha consciência ficar pesada”, conta o trabalhador no ato da entrega dos valores a seus respectivos donos.

A pasta era do setor financeiro de uma escola. O diretor-administrativo da instituição, Adair Silva Rosa, e o diretor pedagógico, Cesomar Costa de Almeida, fizeram questão de ir à casa do pedreiro para agradecer. “É um gesto digno, de muita honestidade, de muito elogio”, destaca Adair.

Após análise a este fato verificamos que embora a sociedade esteja quase retornando ao estado de natureza que Thomas Hobbes imaginava, (O homem lobo do seu próprio homem), ainda existem pessoas que preferem agir pelo bom senso. Uma atitude pouco vista diante de tanto egoísmo, o homem crescendo desordenadamente sem sequer olhar para o lado e se por no lugar de quem esteja em uma situação desconfortável e assim continuam a sua caminhada, sem se preocupar se irão passar por cima de alguém para chegarem a seus objetivos.

Em meio a tanto individualismo, eis que surge este cidadão, Wellington Rodrigues Barbosa, de situação financeira precária que mesmo a tantas dificuldades, ele agiu de

acordo com os princípios, com a moral, comete um ato pouco visto nos dias de hoje, devolve uma quantia em dinheiro bastante significativa ao dono.

Durante sua entrevista citada a cima, o homem diz claramente que o dinheiro iria ajudar muito sua família, porém não ficaria com sua consciência limpa. Esta atitude é vista claramente na teoria Deontológica, onde o filósofo Immanuel Kant frisa que para o homem viver em harmonia em sociedade, ele deve agir de acordo com a moral. O dever é legitimado pela lei interna, a razão. Poderia o homem devolver o que achou pela a hipótese que Kant explica também ser a lei externa, a heteronomia, o receio à coercitividade do Estado, por exemplo, o artigo 169, inciso II onde diz: “Quem acha coisa alheia perdida e dela se apropria, total ou parcialmente, deixando de restituí-la ao dono ou legítimo possuidor ou de entregá-la à autoridade competente, dentro no prazo de quinze dias, será penalizado em detenção, de um mês a um ano, ou multa”.

Quando Kant fala sobre o imperativo categórico frisa que devemos agir com finalidade, fazermos ao próximo o que queríamos que fizessem à nós. A conduta deste humilde pedreiro deveria servir de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com