TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Vida Humana

Artigos Científicos: Vida Humana. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/4/2014  •  224 Palavras (1 Páginas)  •  399 Visualizações

NEUROPSICOLOGIA

Hoje a Neuropsicologia é sem sombra de dúvida a área da Psicologia que está em franca expansão. Grupos de estudos, cursos rápidos, pós-graduação Lato e Stricto Sensu, estão crescendo pelo Brasil, porém ainda existe grande quantidade de profissionais da área da saúde também.

O intuito desta Coluna é poder trazer à luz discussões teóricas, filosóficas, históricas e práticas, o campo da Neuropsicologia. Neste primeiro artigo abordaremos o que é a Neuropsicologia, como ela se define teoricamente e qual o papel do Neuropsicólogo na prática profissional. Segundo Luria (1981), a Neuropsicologia é a área específica da Psicologia que tem como objetivo peculiar a investigação do papel de sistemas cerebrais individuais em formas complexas de atividades mentais.

Assim Luria acreditava que o propósito da Neuropsicologia era:"...generalizar idéias modernas concernentes à base cerebral do funcionamento complexo da mente humana e discutir os sistemas do cérebro que participam na construção de percepção e ação, de fala e inteligência, de movimento e atividade consciente dirigida a metas." ( Luria,1981, p. 4). Outros autores como Gil (2002) e Mello (1996) acreditam que a Neuropsicologia visa o estudo dos distúrbios cognitivos, emocionais e comportamentais, bem como o estudo dos distúrbios de personalidade provocados por lesões do cérebro, que é o órgão do pensamento e, portanto, a sede da consciência.

A Neuropsicologia surgiu no final do século XIX, início do século XX, estudando os soldados

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com