TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Vida de Frederick Winslow Taylor

Projeto de pesquisa: Vida de Frederick Winslow Taylor. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/11/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.772 Palavras (8 Páginas)  •  376 Visualizações

Página 1 de 8

SUMÁRIO

1. Introdução..........................................................................................................3

2. A vida de Frederico Winslow Taylor ...............................................................4

3. Histórico e Visão Geral......................................................................................5

4. Princípios Fundamentais....................................................................................6

5. Metodologia Teylorista .....................................................................................7

6. Organização do Trabalho...................................................................................9

7. Conclusão...........................................................................................................10

8. Documentos Eletrônicos.....................................................................................11

INTRODUÇÃO

Entre o final do século XIX e o século X, um engenheiro americano chamado Frederick Winslow Taylor desenvolveu a "organização científica do trabalho". Durante sua vida Taylor dedicou-se ao estudo de metodização ou modernização dos processos na indústria e o seu objetivo era elevar ao máximo a produtividade das fábricas. A máxima que talvez melhor descreva o Taylorismo é: Tempo é dinheiro. Durante sua vida Taylor se perguntou sempre: “Qual é a melhor forma para fazer este trabalho?” e “Qual deverá o trabalho de um dia?” Os métodos do Taylor provocaram mudanças significativas nos processos industriais e contribuíram de forma eficaz para o desenvolvimento industrial do século X. Os resultados do Taylor não foram acidentais, mas consequências de um estudo sistemático do trabalho e dos problemas que surgem no dia-a-dia do trabalho. Com os trabalhos do Taylor a produção econômica recebeu uma base nova. Taylor é, entre Henri Fayol e Henry Ford, um dos pioneiros da organização. Ele é também chamado “o pai da administração científica do trabalho”.

A VIDA DE FREDERICK WINSLOW TAYLOR

Frederick Winslow Taylor nasceu no dia 20.03.1856 em Germatown, Pensilvânia, Estados Unidos. A família de Taylor pertencia à classe média e depois abandonado os seus estudos de lei na Harvard-University, Taylor começou trabalhar numa oficina mecânica com 18 anos. Em 1978 Taylor conseguiu entrar nas oficinas de construção de máquinas Midvale Steel Company, onde ele fez os primeiros estudos de tempos, aperfeiçoando um sistema de cronometragem. Durante seu tempo na Midvale Steel Company Taylor estudava a noite e em 1885 ele se formou como engenheiro mecânico. Em 1895, apresentou à "American Society of Mechanical Engineers" um estudo experimental denominado “Notas Sobre as Correias”. Pouco depois publicava outro trabalho, “Um Sistema de Gratificação por Peça”, um sistema de administração e de remuneração dos operários. No ano 1896 Taylor entrou na Bethlehem Steel Works e em 1903 foi lançado o seu primeiro livro: Shop Management (“Administração de Oficinas”). Em 1906 Taylor foi eleito presidente da “American Association of Mechanical Engineers” e publicou “The art of cutting metals”. 8 anos depois o seu primeiro livro, em 1911 Taylor publicou sei segundo livro: Principles of Scientific Management (“Princípios de Administração científica”), Poucos anos depois o seu lançamento, a obra adquiriu fama mundial, e já se encontrava traduzida em diversas línguas.Taylor morreu no dia 21.03.1915 com 59 anos em Filadélfia, Estados Unidos, mas a teoria dele, ou seja, o taylorismo vive até hoje.

HISTÓRICO E VISÃO GERAL

O surgimento da Administração Científica está diretamente ligada ao contexto norte-americano da virada do século XX. Com o fim da Guerra da Secessão, a indústria expandiu-se aceleradamente, o que gerou preocupações também com o aumento da eficiência nos processos de produção. Este aumento na eficiência seria conseguido, de acordo com os proponentes da administração Científica, com a racionalização do trabalho.

Os pilares da chamada escola de Administração Científica foram estabelecidos por Frederick Taylor. Taylor começou sua carreira como operador de máquina na Midvale Steel, uma indústria da Filadélfia, e ali fez carreira até o posto de engenheiro. Graças à sua experiência na linha de produção, Taylor passou a dedicar-se a estabelecer rigorosa observação das habilidades e métodos usados pelos operários na Midvale. Esta observação era informada por critérios tidos por científicos, ao contrário da prática administrativa até então usual pouco fazia uso da pesquisa metódica, fiando-se mais no senso comum.

Dois livros de Taylor deste período trazem os primeiros esboços de seu modelo administrativo: A Piece Rate System (Um sistema de preço por peça, 1895) e Shop management (Administração de Oficinas, 1903, apresentada à Sociedade dos Engenheiros Mecânicos dos Estados Unidos). Posteriormente, este modelo aparece mais bem sistematizado em Principles of Scientific Administration (Princípios da Administração Científica, 1911). Segundo historiadores: “Taylor preocupava-se mais com a filosofia – com a essência do sistema – que exige uma revolução mental tanto de parte da direção como da parte dos operários a tendência de seus seguidores foi uma preocupação maior com o mecanismo e com as técnicas do que com a filosofia da Administração Científica.”

PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS

Há uma série de princípios enunciados por Taylor, no que confere à administração. Eles são entendidos como máximas pelas quais a organização deve se orientar para melhorar sua eficiência, a partir de critérios supostamente científicos.

Em seu Principles of Scientific Management, Taylor enuncia quatro princípios:

• Substituir os métodos empíricos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com