TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Violencia Contra Idosos

Trabalho Escolar: Violencia Contra Idosos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/11/2014  •  546 Palavras (3 Páginas)  •  828 Visualizações

Página 1 de 3

O voto é o principal instrumento de manifestação da vontade popular. Através dele, o cidadão exerce seu poder de livre escolha daqueles que lhe representarão na condução da administração pública (prefeitos, governadores e presidente) e também na aprovação das leis e fiscalização do Poder Executivo (vereadores, deputados e senadores).

Para ilustrar de forma mais clara e didática a importância do voto, farei uma analogia da cidade e seus cidadãos com uma empresa composta por diversos sócios. O mesmo modelo aplica-se ao estado e ao país, mas vamos nos concentrar na cidade.

Vamos imaginar que nossa cidade seja uma grande empresa cujos sócios sejam todos os seus habitantes. Imaginemos que a arrecadação total da cidade seja seu patrimônio, então, em tese, cada sócio teria sua responsabilidade e seus direitos na proporção do total arrecadado dividido pelo número de habitantes. É impossível, devido a sua grande quantidade, que todos os sócios estejam diretamente na administração desta empresa ou na aprovação dos projetos de trabalho. Dessa forma, os sócios elegem alguns representantes para estas funções, é como se cada sócio passasse uma procuração pública para gerirem seus negócios. É uma comparação com fins didáticos somente para permitir a visualização do nível de responsabilidade que devemos ter ao passar esta procuração, que é o voto. Vender o voto, ou trocá-lo por favores, é fraudar esta "empresa", é entregar completamente seus direitos nas mãos do outro, tornando-se refém das ações e omissões deste outro. Quem vende o voto se vende, vende sua família, sua dignidade. Perde o direito de questionar as atitudes futuras do governante.

Para garantir a liberdade de decisão, o voto é secreto, mas isso não é suficiente. É preciso também impedir que o abuso de poder, em todas as suas manifestações, interfira na liberdade de escolha do eleitor, maculando o processo e ofendendo o direito fundamental à liberdade, que é um dos pilares da democracia. E, para ajudar na fiscalização, a legislação permite a qualquer cidadão denunciar irregularidades eleitorais de que tenha conhecimento.

O voto é a voz do cidadão que quer melhorias, quer saúde, educação, trabalho, obras de qualidade. Este cidadão sabe valorizar seu voto, pois dele não abre mão, e sua escolha é embasada por uma análise própria onde o que pesa são as propostas, as realizações e o passado de cada candidato. Não se deixa levar por discursos baseados em crenças, palavras e gestos repletos de componentes emocionais, jogos de imagem para agradar eleitorado, pois sabe que não é isso que garante um bom governo. Este eleitor sabe escolher o candidato que está em sintonia constante com as reais necessidades da população e cujas realizações do passado avalizam suas promessas futuras, pois sabe que o candidato que acompanha a história do desenvolvimento de sua localidade e que tem o que mostrar de realizações e melhorias para a sociedade com certeza é o que tem maior probabilidade de fazer um melhor governo.

Eleitor, votar com consciência, além de dever, é muito mais um direito e oportunidade de contribuir para a melhoria da sociedade. Não abra mão deste direito. Você é livre, ainda que haja intimidação direta ou velada, ninguém pode tirar-lhe este direito, o sigilo é garantido. E, qualquer irregularidade, denuncie. Não aceite como governantes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com