TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Visão do mundo

Resenha: Visão do mundo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/6/2014  •  Resenha  •  294 Palavras (2 Páginas)  •  254 Visualizações

Página 1 de 2

A visão de mundo proporcionada pelos paradigmas trabalhados anteriormente influencia práticas na escola, tendo em vista olhares educativos e pedagógicos ao longo do tempo. A distinção entre campo educativo e campo pedagógico não acontecia nos povos primitivos. À medida que as sociedades se tornam mais complexas, surge também a necessidade de diferenciar os papéis sociais e de preparar os indivíduos para o exercício desses papéis.

O que hoje chamamos de campo pedagógico é o surgimento de agentes sociais da comunidade, encarregados da função educativa; a sistematização de um corpo de saberes, que é objeto de transmissão intencional; a determinação de um lugar próprio para aprendizagem, separado do espaço familiar; a delimitação temporal do processo educativo, bem como uma avaliação de resultados.

Esse conjunto de elementos configura o aparecimento de ambientes próprios para a transmissão cultural de saberes sociais como um conceito incipiente de escola que evolui até chegar ao conceito de instituição escolar como a entendemos hoje.

A educação é desenvolvida a partir de práticas pedagógicas, ações orientadas por intencionalidades. A prática pedagógica é uma dimensão da prática social que exige uma atitude de pesquisa e pressupõe uma relação teoria-prática: o lado teórico é organizado a partir de teorias e paradigmas pedagógicos, sendo sistematizado a partir da prática realizada dentro de um cotidiano real; o lado pragmático da prática pedagógica é constituído por ações docentes, em que a teoria como sistematização dos saberes docentes é colocada em prática em situações concretas da vida profissional.

A prática pedagógica crítica é um processo que se insere em uma prática social, em que os interlocutores caminham para objetivos comuns na tentativa de superação de hipóteses contraditórias sobre a realidade. É um processo de análise, de crítica, de acompanhamento e de avaliação, em busca de sentido nas investigações dessa realidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com