TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Vivencia Crista

Trabalho Universitário: Vivencia Crista. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/3/2014  •  441 Palavras (2 Páginas)  •  2.137 Visualizações

Página 1 de 2

Paulo muda seu discurso. Alguns creem que deste capítulo em diante não foi o apóstolo que escreveu, ou faz parte de outra carta. Na realidade é muito difícil defender esta tese quando se observa todo contexto da carta de Paulo. Ele começa falando sobre o lado teórico mostrando a questão de nossa justificação do pecado que nos assola. A seguir ele mostra que nossa luta, mesmo depois de transformados, continua sendo muito grande e constante. Ele continua mostrando que a esperança eterna é garantida pela nossa união com Cristo e que nada é capaz de nos separar deste amor. O apóstolo encerra sua parte teórica falando da relação entre Israel, seu povo, com o Deus que o elegeu. Após expor esta parte extremamente teórica, Paulo passa a descrever o lado prático do cristianismo.

O que fica claro é que os primeiros dois versos desta parte servem de introdução para aquilo que o escritor vai delinear a partir do verso 3 até o capítulo15 verso 13. Ele quer mostrar com esta introdução que nossa santidade deve ter um alcance muito maior do que simples comportamentos externos. É sobre isto que passamos a descrever agora.

1. Nossa santidade deve iniciar no culto (v. 1)

“Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis o vosso corpo em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional.”

A santificação foi o assunto central dos capítulos 6 a 8. Mas Paulo agora vai descrever questões práticas que envolvem a santificação. Uma vez que fomos unidos a Cristo através de seu sacrifício, deve ocorrer um rompimento com o pecado, ou seja, não podemos continuar do mesmo jeito.

O rogo de Paulo é um clamor que liga a parte prática que ele inicia, com a teórica deixada no fim do capítulo 8. John Murray afirma que Paulo está ligando a ética com a redenção. Concordo com ele. Toda ética cristã deve ser fundamentada na redenção que nos foi outorgada. É isto que Paulo está mostrando neste trecho. Daí o clamor profundo para que vivamos esta ética começando pela nossa entrega no culto.

O argumento de Paulo começa mostrando que no culto apresentamos nosso corpo. Esta apresentação envolve uma entrega. Não podemos nos apresentar diante de Deus de qualquer forma. Muito menos com um corpo impuro, cheio de pecado. Outra coisa que não podemos é cultuar a Deus à distância, sem a comunhão com santos. Paulo usa uma expressão para apresentar que carrega a ideia de estar ao lado, junto. Nos tempos de hoje onde as pessoas estão preferindo ficar em casa ou em seus lazeres, não estão realmente apresentando o

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com