TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Web

Ensaio: Web. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/1/2015  •  Ensaio  •  1.051 Palavras (5 Páginas)  •  410 Visualizações

Página 1 de 5

PERGUNTA 1

Em uma pesquisa a seleção dos instrumentos de coleta de dados está diretamente relacionada com o problema a ser pesquisado; a escolha dependerá dos vários fatores relacionados com a pesquisa, isto é, a natureza do fenômeno, o objetivo da pesquisa, os recursos humanos e financeiros disponíveis, o tempo disponível e outros elementos que possam surgir no campo da investigação.

Um pesquisador apresentou as seguintes justificativas para uso do questionário como instrumento de coleta de dados em sua pesquisa:

I. O questionário possibilita obter informações de um grande número de pessoas, mesmo que estejam dispersas numa área geográfica extensa, implicando em menores gastos com pessoal.

II. Uma vez que pode ser enviado pelo correio e não exige treinamento dos pesquisadores os dados são obtidos com mais rapidez.

III. Garante o anonimato dos pesquisados, fazendo com que as pessoas se sintam mais à vontade para expressar suas opiniões.

IV. Permite que as pessoas o respondam no momento em que julgarem mais conveniente, não se expondo à influência das opiniões e do aspecto pessoal do entrevistado.

V. O pesquisador pode influenciar o pesquisado de maneira consciente ou não, uma vez que as respostas às perguntas são dadas oralmente.

São verdadeiras as justificativas contidas em:

a.

I e II, apenas.

b.

I, II e III, apenas.

c.

I, II, III e IV, apenas.

d.

I, II, III, IV e V.

e.

I e V, apenas.

0,25 pontos

PERGUNTA 2

O Instituto Akatu e a Indicator Opinião Pública desenvolveram uma pesquisa sobre OS JOVENS E O CONSUMO SUSTENTÁVEL* que definiu da seguinte forma:

“A pesquisa foi feita com o intuito de conhecer melhor os hábitos de consumo e a visão de mundo dos jovens brasileiros, segmento decisivo para garantir que o consumo seja exercido de uma forma sustentável nos próximos anos.

Sem a pretensão de traçar um perfil exaustivo do jovem consumidor, a pesquisa busca estabelecer um primeiro contato com essa geração, despertando sua sensibilidade e consciência da finitude dos recursos naturais e de sua responsabilidade com relação ao futuro da saúde do planeta.

Foram aplicados 259 questionários domiciliares, os questionários foram respondidos por jovens entre 18 e 25 anos, residentes em 9 regiões metropolitanas”.

*INSTITUTO AKATU. Os jovens e o consumo sustentável. Disponível em: http://www.akatu.org.br/akatu_acao/publicacoes/perfil-do-consumidor Acesso em: 27/07/09. [Texto adaptado]

Com base no texto acima, pode-se afirmar que:

I. A população da pesquisa foi jovens brasileiros.

II. A população da pesquisa foi 259 jovens entre 18 e 25 anos de 9 regiões metropolitanas.

III. A amostra da pesquisa foi 259 jovens entre 18 e 25 anos de 9 regiões metropolitanas.

IV. A amostra foi jovens residentes em 9 capitais brasileiras.

V. A amostragem poderia ter sido por conglomerado.

São verdadeiras as afirmações contidas em:

a.

I, II e III

b.

I, III e V

c.

I, III e IV

d.

II e IV

e.

III, IV e V

0,25 pontos

PERGUNTA 3

Os dados de uma pesquisa nada mais são que informações a respeito do fenômeno investigado. Necessitamos de tais dados para que possamos confrontar as teorias relativas ao fenômeno estudado e como ele se evidencia na realidade. Por esta razão é que uma pesquisa sempre envolve a coleta de dados. Para que possamos desenvolver tal processo, necessitamos definir um universo e muitas vezes, coletar os dados apenas com parte deste universo.

Assim, definimos:

a.

População – é o conjunto dos elementos que têm características comuns que podem ser contada, pesada, medida, ordenada de alguma forma e que sirva de base para as propriedades que se quer investigar.

b.

Censo – é a pesquisa realizada com uma parte da população.

c.

Amostra – refere-se aos procedimentos utilizados para a escolha ou seleção de elementos de uma população.

d.

Amostragem – é uma parte representativa da população, isto é, a parte do todo que servirá de base para seu estudo.

e.

População finita – é aquela que possui um número indeterminado de elementos ou um número tão grande que impossibilita a sua identificação.

0,25 pontos

PERGUNTA 4

A observação teve sua origem nas ciências exatas e como técnica de coleta de dados se desenvolveu, rapidamente, nas ciências sociais, inicialmente atendendo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com