TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fresadora Vertical

Seminário: Fresadora Vertical. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/10/2013  •  Seminário  •  504 Palavras (3 Páginas)  •  457 Visualizações

Página 1 de 3

SOCIESC – SOCIEDADE EDUCACIONAL DE SANTA CATARINA

ETT – ESCOLA TÉCNICA TUPY

Técnico em Mecânica

Tecnologia Mecânica

FRESAMENTO E ROSCAS

Joinville, Junho de 2009

Índice

Capa pag. 01

Índice pag. 02

Introdução pag. 03

Fresamento pag. 04

Roscas pag. 13

Conclusão pag. 18

Bibliografia pag. 19

Introdução

Veremos neste trabalho algumas informações básicas quanto ao processo de fresamento, os tipos de máquinas, suas características, formas de se fresar e alguns acessórios importantes e fabricação de roscas suas principais funções e importâncias e seus perfis.

Fresamento

E um processo de usinagem mecânica, feito por fresadoras e ferramentas chamadas fresa. A remoção do sobremetal da peça é feita por dois movimentos: O de rotação da fresa e movimento da mesa da máquina, onde é fixada a peça a ser usinada chamado de avanço.

O avanço pode ser um movimento discordante, quando a peça vai contra o movimento de giro do dente da fresa e movimento concordante quando o movimento da peça é no mesmo sentido de movimento do dente da fresa.

Com o tempo e desgaste da máquina ocorre uma folga entre a porca e o parafuso e quando utilizado o movimento concordante essa folga é empurrada pelo dente da fresa, executando movimentos irregulares que prejudicam o acabamento da pela. No movimento discordante, a folga não influi no deslocamento da mesa gerando um melhor acabamento da peça.

A fresadora presta-se para usinar diversas superfícies planas, destacando-se pela rapidez, pois a fresa é uma ferramenta multicortante.

Tipos de Maquinas

As máquinas fresadoras são classificadas, geralmente, de acordo com a posição do seu eixo-árvore (fixação da fresa) em relação à mesa de trabalho (fixação da peça).

Em relação ao eixo-árvore são classificadas em horizontal (paralelo à mesa), vertical (perpendicular à mesa) e universal (com dois eixos-árvore: horizontal e vertical).

Fresadora Vertical

Fresamento frontal – a superfície fresada é plana. Podem-se usar vários tipos de ferramentas para essa operação como fresas de topo e as cilíndricas;

Cantos a 90º - Podemos utilizar a fresa de topo de haste cilíndrica, posicionada para o corte a 90º

Ranhuras em T – Para realizar esta operação, primeiro deve-se abrir o canal da ranhura com uma fresa de topo, para depois utilizar a fresa de haste para ranhura T e executar a forma.

Guias

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com