TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ètica E Relações Humanas No Trabalho

Dissertações: Ètica E Relações Humanas No Trabalho. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/5/2013  •  1.232 Palavras (5 Páginas)  •  937 Visualizações

Página 1 de 5

Introdução

Existem muitas teorias que argumentam e discutem sobre a ética. Ética é tudo aquilo que consideramos correto, que vivemos e defendemos e, tem como referencial o respeito ao outro, o que ele vive, cada um deve pensar de certa forma em conviver e trocar experiências, participando ativamente do processo social envolvendo indivíduos de diferentes lugares. A palavra ética se origina do termo grego ethos,que significa “modo de ser”, “caráter”, “costume”, comportamento”. A ética é estruturada por uma sociedade nos valores históricos e culturais. Ela debruça-se sobre valores como a justiça, igualdade, liberdade, patriotismo e alguns conceitos como direito e o dever, que podem ter influência nas nossas ações. Ser ético é agir direito, sem prejudicar os outros, é estar com a consciência tranquila.

A Origem

Em Filosofia, Ética significa: “o que é bom para o indivíduo e para a sociedade”. Isso serve para equilibrar a relação do homem com a sociedade em que vive ou habita. Estuda a ética como uma ciência voltada aos valores e princípios morais de uma sociedade.

Para Sócrates bastava saber o que era bondade para ser uma boa pessoa. Embora pareça ingênuo nos dias atuais, na antiga Grécia, era coerente - não prático - com o pensamento da época.

Já para Platão, havia uma necessidade de resgatar a moral e os bons costumes que sumiram com o crescimento e enriquecimento de Atenas. Era importante a volta de uma sociedade mais simples, mas sem se remeter aos tempos passados.

Aristóteles propunha criar uma sociedade com os homens disponíveis, e não criar super-homens idealizados para uma sociedade perfeita. Aproveitando de suas paixões e instintos, criar leis que moldem o real, que compreendam e limitem o ser humano, promover instituições que promovam o bem e reprimam o mal.

Formulada por Aristóteles:

“Toda ação visa um fim (telos), sendo que o fim buscado por todo ser humano, o bem supremo, é a felicidade (eudaimonia).”

“A felicidade só pode ser alcançada a com a vida virtuosa (prática), e ser virtuoso é ser prudente (meio termo).”

A Ética deve ser aplicada em todas as áreas que convivemos, para que assim exista respeito entre os indivíduos. A Ética Empresarial tem haver com ética profissional, ética das organizações, diz respeito a questões morais, questões de caráter, sendo este um fator muito importante para o crescimento de uma instituição. As empresas de hoje em dia, estão percebendo o quanto é necessário utilizar da ética para a criação de novos relacionamentos com o publico, facilitando assim a expansão dos seus negócios. Não há empresa, hoje em dia, que não escolha tratar a ética empresarial como uma aliada no processo de expansão, sendo importante ressaltar que haverá um beneficiamento de toda a sociedade através da ética aplicada dentro da empresa. Sendo assim, se a empresa escolher agir dentro dos padrões éticos ela só tende a crescer, havendo uma melhora desde a sua parte estrutural, até a parte que diz respeito aos membros que a constituem. Atualmente, como foi dito acima, ética tem sido relacionada à expansão de negócios, logo, pode-se dizer que é a união do lucro com a educação. Ou seja, é o estudo das finanças da empresa - a parte burocrática, unida a índole de cada um que é saber do que é realmente preciso saber educar suas vontades, o que seria prioridade e saber respeitar o grupo como um todo. A união desses dois fatores vem resultando em sucesso às empresas. A Ética Empresarial não é apenas entender o conceito, e sim pôr em prática, pois é o agir que define a moral de cada empresa, e não só o ramo de pessoa jurídica, é um julgamento até a pessoa física - pois a empresa é composta das atividades feitas em grupo. Já o administrador é credenciado a agir de maneira ética no exercício da profissão. Agir de forma proativa em prol dos interesses organizacionais, priorizá-los em detrimento das questões individuais e ao mesmo tempo ser honesto, respeitar os clientes, a concorrência, ser cumpridor das leis e saber valorizar as pessoas e, tratando-se de decisões profissionais deve-se pensar no coletivo buscando as metas sem usar métodos que atinjam de maneira negativas os profissionais ligados a sua decisão, é manter-se ético.

A ÉTICA PROFISSIONAL NO FILME “AMOR SEM ESCALA”

O filme “Amor sem Escala” apresenta um retrato bastante acurado sobre a Ética Profissional, tanto no nível das relações privadas (organização), quanto ao nível das relações interpessoais (condutas) no seio da corporação.

É possível observar no filme de forma clara situações de interesse do objetivo da corporação, valorização pessoal e evidência de conduta enganosa, passando por cima de valores

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com