TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ÉTICA A NICÔMACO

Trabalho Escolar: ÉTICA A NICÔMACO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/11/2013  •  1.105 Palavras (5 Páginas)  •  420 Visualizações

Página 1 de 5

ÉTICA A NICÔMACO

( ARISTÓTELES)

Oswaldo Raphael Pelegrine da Costa

1º Semestre – Direito Noturno- Turma U – sala 509

Profª Márcia Aluim

Admite-se geralmente que toda arte e toda investigação têm em mira um bem qualquer , já que são muitas as ações, artes e ciências, muitos são também os seus fins: o fim da arte médica é a saúde, o da construção naval é um navio, o da estratégia é a vitória e o da economia é a riqueza.

O estudo pertence à arte mais prestigiosa e que mais verdadeiramente se pode chamar de a arte mestra. A política mostra ser dessa natureza, pois é ela que determina quais ciências que devem ser estudadas num Estado, quais são as que cada cidadão deve aprender, e até que ponto. Dedicam-se a fazer com que os cidadãos sejam bons e capazes de nobres ações

A finalidade dessa ciência deve abranger as das outras, de modo que essa finalidade será o bem humano.Com efeito, ainda que tal fim seja o mesmo tanto para o indivíduo como para o Estado, embora valha bem a pena atingir esse fim para um indivíduo só , é mais belo e mais divino alcançá-lo para uma nação.

Deste modo, devemos contentar-nos em indicar a verdade aproximadamente e em linhas gerais; e ao falar de coisas que são verdadeiras apenas em sua maior parte e com base em premissas da mesma espécie. Porém, existem sentimentos e emoções que podem danificar a linha de pensamento, um exemplo seria a paixão , onde faz com que a ciência não traga proveito algum diante de alguns indivíduos que agem por emoções , diferentes daqueles que agem de acordo com um princípio racional, do qual dará grande vantagem.

Em relação aos objetivos que temos em mente , o mais alto a ser alcançado de acordo com os homens de cultura é a Felicidade, que identificam o bem viver e o bem agir com o ser feliz. Não percamos de vista que há uma diferença entre os argumentos que procedem dos primeiros princípios e os que se voltam para eles. O próprio Platão havia levantado uma questão , perguntando “Nosso caminho parte dos primeiros princípios ou se dirige para eles?”

Que ouças as palavras de Hesíodo:

“Ótimo é aquele que de si mesmo conhece todas as coisas; Bom , o que escuta os conselhos dos homens judiciosos. Mas o que por si não pensa, nem acolhe a sabedoria alheia, Esse é , em verdade , um criatura inútil.”

Pode se dizer que existem três tipos principais de vida: a vida dos gozos, a política e a contemplativa. A consideração dos tipos principais de vida mostra que as pessoas de grande refinamento e índole ativa identificam a felicidade com a honra; pois a honra é, em suma , a finalidade da vida política. Poder-se –ia ao mesmo tempo supor que a virtude, e não a honra seria esta finalidade, porém aparece de modo incompleto.

Em adição, o termo “bem” é usado tanto na categoria de substância como na de qualidade e na de relação, de modo que pode haver uma Idéia comum por cima de todos os bens. Está claro que o bem não pode ser algo único e universalmente presente, pois se assim fosse não poderia ser predicado em todas as categorias , mas somente uma.É evidente que falamos dos bens em dois sentidos: uns devem ser bens em si mesmo , e os outros , em relação aos primeiros. Porém, quanto à honra, à sabedoria e ao prazer, no que se refere à sua bondade, os conceitos são diversos e distintos.

Em

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com