TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ÉTICA E RELAÇÕES HUMANAS NO TRABALHO

Artigo: ÉTICA E RELAÇÕES HUMANAS NO TRABALHO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/9/2014  •  2.430 Palavras (10 Páginas)  •  212 Visualizações

Página 1 de 10

ÉTICA E RELAÇÕES HUMANAS NO TRABALHO

RELATÓRIO

ÉTICA PROFISSIONAL

Curso de Administração

7º semestre

Turma N70

Prof.º

Tutor Presencial: Flávio M. de Almeida

Polo São Sebastião 4147

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 4

ÉTICA PROFISSIONAL EM ADMINISTRAÇÃO 5

DISCUSSÃO SOBRE ÉTICA PROFISSIONAL 5

RESENHA AMOR SEM ESCALAS 7

ELEMENTO DE ÉTICA (cena observada no filme Amor sem Escalas) 8

ÉTICA NAS NEGOCIAÇÕES 9

CONCIÊNCIA ÉTICA 10

ÉTICA E GESTÃO 10

ÉTICA E EDUCAÇÃO 10

CONCLUSÃO 11

REFERÊNCIAS 12

INTRODUÇÃO

O presente trabalho abordará o tema Ética Profissional e como este influência o comportamento dos profissionais da Administração no exercício de suas atividades. Citaremos exemplos de falta de ética em empresas e práticas para solucionar esse problema. Exemplos de ações de responsabilidade social realizadas nas empresas, a importância dessas atitudes e o papel das empresas com relação à sociedade e o meio ambiente.

As questões éticas são sempre conflitantes e de difícil avaliação, envolvendo os estudos de aprovação e desaprovação da ação dos homens. A ética é um dos temas que se destaca na atualidade, principalmente nas organizações. A ética e seus princípios norteiam o gestor o tempo todo, pois como gestor de pessoas ele necessita ser um exemplo positivo, como gestor ele precisa fazer o que é certo e, portanto ele não poderá agir com impulsos.

ÉTICA PROFISSIONAL EM ADMINISTRAÇÃO

A Ética é um ramo da filosofia que lida com o que é moralmente certo ou errado. A palavra ética e moral têm a mesma base etimológica: a palavra grega ethos e a palavra latina moral, ambas significam hábitos e costumes. Segundo Clotet (1986), a ética tem por objetivo facilitar a realização das pessoas. Que o ser humano chegue a realizar-se a si mesmo, isto é, como pessoa. A Ética se ocupa e pretende a perfeição do ser humano. A ética profissional insere-se na ética social, ou seja, na ciência das normas relativas à atuação moral, ordenada dentro das normas dos quadros sociais. Difere da ética individual ou ciência relativa às normas de ação individual como tal. A profissão exige determinados comportamentos que se dirigem por normas específicas.

DISCUSSÃO SOBRE ÉTICA PROFISSIONAL

Um profissional deve saber diferenciar a ética da moral. A moral estabelece regras para garantir a ordem independente de fronteiras geográficas. Já a norma ética não obriga coativamente à pessoa que a descumpre.

A Ética profissional se inicia com a reflexão. Quando escolhemos a nossa profissão, passamos a ter deveres profissionais obrigatórios. Ao completar a formação em nível superior, a pessoa faz um juramento, que significa seu comprometimento profissional. Isso caracteriza o aspecto moral da ética profissional. A Ética Profissional será iniciada a partir do qual o sujeito profissional se autoanalisa como conhecedor dos preceitos teóricos de seu ofício e depois como correto praticante de sua profissão.

No primeiro instante vinculam-se no raciocínio ético-profissional o senso autocrítico do agente e o acervo técnico-científico da atividade profissional ao qual ele está vinculado. A proposição socrática segundo a qual "Virtude é conhecimento" vincula-se a esse primeiro momento reflexivo. O profissional necessitará muito dessa condição psicológica e subjetiva para transmiti-la a seus clientes.

Segundo Lisboa (1997), a ética profissional, apresenta um conjunto de elementos que devem estar inseridos nas ações dos profissionais, materializados nos códigos das profissões, que envolvem questões de obediência às regras da sociedade, ao servir com lealdade e diligência, e ao respeito próprio. Para o autor são quatro os preceitos mínimos a serem considerados no exercício profissional e num conseqüente manual de conduta: a) competência; b) sigilo; c) integridade e d) objetividade. Aristóteles (2002), diz que o convívio social é o principal indicador da adesão de um indivíduo à idéia de um conjunto.

O autor preconiza o objetivo geral da ética quando afirma que “Na ordem natural, o Estado antepõe-se à família e a cada indivíduo, visto que o todo deve, obrigatoriamente, ser posto antes da parte.” Aristóteles (2002) afirma, ainda, que o indivíduo que não consegue conviver em sociedade pode ser comparado a uma ave de rapina, pois não é capaz de se submeter a nenhuma obediência.

Um dos grandes desafios dos Gestores de pessoa é lidar com pessoas, porque não se trata apenas do individuo isolado, lidam com uma serie de conflitos, caráter, família, desejos, anseios, sonhos, frustrações entres outros, e saber lidar é o “X” da questão. É justamente no elemento humano que ética e seus princípios estão diretamente ligados.

Os gestores de pessoas ao compreender a ética e seus princípios, tem como propósito fazer a confluência dos objetivos da organização e dos futuros colaboradores, levando em consideração que não se impõe ética a uma pessoa, mesmo porque a ética é particular de cada individuo.

A formação do caráter ético da individuo tem influência da família, as intuições de ensino e a sociedade. O que se pode fazer é tentar aperfeiçoar/aprimorá-lo nos padrões éticos da organização e esse é um desafio do gestor.

Ryan Bingham tem por função demitir pessoas. Por estar acostumado com o desespero e a angústia alheios, ele mesmo se tornou uma pessoa fria. Além disto, Ryan adora seu trabalho. Ele sempre usa um terno e carrega uma maleta, viajando para diversos cantos do país. Até que seu chefe contrata a arrogante

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.4 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com