TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ética E Relações Humanas No Trabalho

Artigo: Ética E Relações Humanas No Trabalho. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/3/2014  •  1.236 Palavras (5 Páginas)  •  299 Visualizações

Página 1 de 5

Universidade Anhanguera – Uniderp

Centro de Educação a Distância

ATPS – ÉTICA E RELAÇÕES HUMANAS NO TRABALHO

Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos

2011

ATPS – ÉTICA E RELAÇÕES HUMANAS NO TRABALHO

Trabalho apresentado ao Curso de Graduação emTecnologia de Gestão de Recursos Humanos da Universidade Anhanguera Uniderp, como requisito para a obtenção de conhecimento e atribuição de nota da Atividade Avaliativa.

Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos

2011

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO ..........................................................................................................02

ETPAPA 1: EXEMPLO DE FALTA DE ÉTICA EM UMA EMPRESA ........................03

PRÁTICAS QUE SOLUCIONEM A SITUAÇÃO APRESENTADA E PROMOVAM A ÉTICA NA EMPRESA...............................................................................................04

ETAPA 2: EXEMPLOS DE RESPONSABILIDADE SOCIAL ....................................05

CONCLUSÃO............................................................................................................07

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS..........................................................................08

INTRODUÇÃO

Ao longo deste trabalho iremos abordar temas sobre ética e o que a envolve, citaremos exemplos de falta de ética em empresas e práticas para solucionar esse problema. Exemplos de ações de responsabilidade social realizadas nas empresas, a importância dessas atitudes e o papel das empresas com relação à sociedade e o meio ambiente.

Etapa 1

Exemplo de falta de Ética em uma grande empresa

A Alanjaca Móveis* é uma empresa no ramo de fabricação e distribuição de móveis planejados para escritórios e uso doméstico. Sua sede localiza-se no Rio Grande do Sul. Por ser uma empresa de grande porte, possui mais de 1500 funcionáriosdivididos em diversos setores tais como: administrativos, planejamento e produção.

No setor de distribuição, temos como responsável pela contratação de caminhões, o Sr. João Pedro. O trabalho dele é muito simples, porém de grande valia para a empresa: orçar e contratar caminhoneiros para transportarem toda a mercadoria produzida de norte a sul do país.

João Pedro está na empresa a mais de 5 anos e por isso conhece todos os tramites internos de contratação e pagamentos do seu setor. Por ser o único responsável por esta atividade, ele percebeu que é fácil burlar os processos de seu setor e lucrar de forma ilícita.

João Pedro possui uma carteira de caminhoneiros que fazem a rota de entrega mensal de mercadorias para a empresa. Estes caminhoneiros são contratados e pagos por percurso realizado, por exemplo: Saída do Rio Grande do Sul com destino a Tocantins. O que é levado em consideração para a contratação do caminhoneiro é o menor valor cobrado, garantia de entrega e cumprimento do prazo dados por este para realizar a viagem proposta. Assim como em um leilão, surgem várias ofertas para que João Pedro possa escolher a mais vantajosa para a empresa. Nesse processo surgem também propostas para que alguns caminhoneiros sejam contratados com maior frequência pela empresa.

Para que alguns caminhoneiros “mais chegados” possam estar sempre escalados para as viagens de entrega de mercadorias da Alanjaca Móveis, João Pedro propõe que estes superfaturem os valores cobrados e assinem recibos em branco. A ação ocorre da seguinte forma: O caminhoneiro informa que para realizar a viajem proposta cobrará R$ X, João Pedro acrescenta na Nota Fiscal mais 10% em cima do valor (já combinado com o caminhoneiro) para que ambos saiam ganhando. Como João Pedro é o único responsável pela prestação de contas, ele recebe e também assina os recibos e dessa forma vem lucrando sobre todas as viagens realizadas para entrega de produtos da Alanjaca Móveis.

*Empresa fictícia

Práticas que solucionem a situação apresentada e promovam a ética na empresa

Em uma empresa de grande porte, principalmente em setores que trabalhem e são responsáveis pela entrada e saída de dinheiro, é fundamental que se trabalhe em equipe, dessa forma aumentamos o controle sobre emissão de notas e recibos, pois muitas pessoas são envolvidas no processo.

O grande erro dessa empresa foi concentrar uma atividade tão importante nas mãos de uma única pessoa. O processo de contratação dos caminhoneiros não precisa do aval de outras pessoas, facilitando a ação antiética do funcionário em questão.

O que poderia ser feito?

1- Contratação de uma equipe responsável pelo setor;

2- Dar condições de trabalho e suporte para que a equipe seja ética com os processos da empresa;

3- Auditorias periódicas;

4- O pagamento pelas viagens deveria ser realizado por KM rodado e não por estimativa de gastos;

5- Treinamento com a equipe sobre ética e corrupção; e

6- De acordo com a necessidade da empresa, realizar a contratação de uma transportadora ou criar um setor de distribuição próprio.

Etapa 2

Exemplos de ações de responsabilidade social realizadas nas empresas, a importância dessas atitudes e o papel das empresas com relação à sociedade e o meio ambiente.

1. Anhanguera

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com