TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Аtividades das aula 1, 2, 3 е 4 em filosofia

Ensaio: Аtividades das aula 1, 2, 3 е 4 em filosofia. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/11/2014  •  Ensaio  •  544 Palavras (3 Páginas)  •  455 Visualizações

Página 1 de 3

ATIVIDADES DAS AULA 1, 2, 3 e 4

ATIVIDADE DA AULA 01

a) Sobre o princípio básico da filosofia pré-socrática, é CORRETO afirmar que:

Anaximandro, após observar sistematicamente o mundo natural, propôs que não apenas a água poderia ser considerada arché desse mundo em si e, por isso mesmo, incluiu mais um elemento: o fogo.

b) Tales de Mileto, ao buscar um princípio unificador de todos os seres, concluiu que a água era a substância primordial, a origem única de todas as coisas.

c) Anaxímenes fez a união entre os pensamentos que o antecederam e concluiu que o princípio de todas as coisas não pode ser afirmado, já que tal princípio não está ao alcance dos sentidos.

d) Heráclito de Éfeso afirmou o movimento e negou terminantemente a luta dos contrários como gênese e unidade do mundo, como o quis Catão, o antigo.

ATIVIDADE DA AULA 02

No contexto da Filosofia Clássica, Platão e Aristóteles possuem lugar de destaque. Suas concepções, que se opõem, mas não se excluem, são amplamente estudadas e debatidas

devido à influência que exerceram, e ainda exercem, sobre o pensamento ocidental. Todavia é necessário salientar que o produto dos seus pensamentos se insere em uma longa tradição filosófica que remonta a Parmênides e Heráclito e que influenciou, direta ou indiretamente, entre outros, os racionalistas, empiristas, Kant e Hegel.

Observando o cerne da filosofia de Platão, assinale nas opções abaixo aquela que se identifica corretamente com suas concepções.

a) A dicotomia aristotélica (mundo sensível X mundo inteligível) se opõe radicalmente as concepções de caráter empírico defendidas por Platão.

b) A filosofia platônica é marcada pelo materialismo e pragmatismo, afastando-se do misticismo e de conceitos transcendentais.

c) Segundo Platão a verdade é obtida a partir da observação das coisas, por meio da valorização do conhecimento sensível.

d) Para Platão, a realidade material e o conhecimento sensível são ilusórios.

e) As concepções platônicas negam veementemente a validade do Inatismo.

ATIVIDADE DA AULA 03

O filosofo grego que maior influência exerceu sobre Santo Tómas de Aquino foi:

a) Platão.

b) Aristóteles.

c) Sócrates.

d) Heráclito.

e) Parmênides.

ATIVIDADE DA AULA 04

Acerca da contribuição que o conhecimento filosófico fornece para a formulação de novas teorias da educação, identifique com V (verdadeiro) ou F (falso) as seguintes afirmativas.

(V) As doutrinas filosóficas fornecem o suporte teórico para as reflexões sobre os fundamentos da educação, obrigando uma constante visita aos textos clássicos da filosofia.

( ) As reflexões filosóficas são filhas de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com