TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

3° Ano Geografia

Monografias: 3° Ano Geografia. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/9/2014  •  3.006 Palavras (13 Páginas)  •  872 Visualizações

Página 1 de 13

1) Recentemente, as regiões marinhas do leque do rio amazonas e da faixa litorânea que vai do Espírito Santo até a fronteira marítima com o Uruguai foram objeto de reivindicação de extensão de Plataforma Continental do País. Tal extensão, o que implica?

R: Implica o exercício de direitos de soberania quanto a exploração e ao aproveitamento dos recursos naturais do solo e do subsolo.

2) Conceitue o termo Amazônia Azul.

A imensa extensão de mar brasileiro, com 4,5 milhões de quilômetros quadrados, constituída pela soma de Zona Econômica Exclusiva (já vigente) com a Plataforma Continental estendida (reivindicada perante as Nações Unidas).

Algumas ideias a desmistificar…

Pensando ser… Mas na verdade...

Mar Territorial e Zona Econômica Exclusiva termos que correspondem…

A responsabilidade brasileira nas operações de busca e salvamento restrita ao Mar Territorial do País… O Mar Territorial corresponde à soberania plena do País, enquanto a ZEE, mais extensa, corresponde aos direitos de exploração econômicos.

Convenção internacional prevê tal responsabilidade no mar territorial e em regiões que ultrapassam a ZEE e a própria Amazônia Azul.

3) Os ambientes costeiros desempenham funções extremamente importantes para a nação para o equilíbrio dos ecossistemas. Relacione os ambientes da coluna a direita com as funções citadas a esquerda. Alguns ambientes estão associada a mais de uma função.

I. Atividades portuárias, turísticas e pesqueiras. (II,III) Praias e costões

II. Proteção contra tempestades. (IV,V) Manguezais

III. Fonte de sedimentos. (IV) Ilhas e arquipélagos

IV. Retenção de sedimentos. (IV,V) Ambientes estuarinos

V. Exportação de biomassa. (IV) Dunas e falecias

4) A faixa marítima costeira possui, do ponto de vista cientifico, dois grandes domínios, o pelágico e o bentônico. Diferencie-os entre si.

R: Enquanto o domínio pelágico corresponde ao ambiente da coluna d’água, o bentônico diz respeito aquela em que os seres vivos interagem com o substrato. Esse caso inclui os animais e vegetais que se aderem as pedras dos costões rochosos, mesmo que tais ambientes sejam de zona rasas, entre marés.

5) Os ambientes costeiros estão submetidos a muitos tipos de agentes de impacto. Cite um exemplo de tensor que afeta grande variedade de ecossistemas.

R: Expansão urbana, incluindo construções físicas e edifícios químicos: ilhas, praias, restingas, manguezais e estuários em geral.

6) Por que a água do mar é salgada?

R: Nos primeiros tempos de formação da Terra, esta era constituída por uma massa em fusão.

A medida que foi arrefecendo, tendo alguns gases (oxigênio, hidrogênio, metano) escapando para formar a atmosfera. Quando a Terra arrefeceu ainda mais, formou-se uma crosta solida e o vapor d’água condensou em grande parte, dando lugar aos oceanos. A água dos oceanos é salgada porque contem sais dissolvidos (com concentrações entre cerca de 33 e 37g por cada quilograma de água no mar) que tem varias origens.

1. As rochas de crosta vão-se desgastando por erosão e há uma parte dissolvida desse material que é transpassada para o oceano pelos rios.

2. As erupções vulcânicas liberam substancias voláteis (tais como dióxido de carbono, cloro e sulfato) para a atmosfera uma parte das quais é transportada por precipitação diretamente para o oceano ou indiretamente por meio dos rios.

7) Considerando pesca e maricultura:

(I)De onde provem a maior quantidade de pescados hoje? (I) pesca

(II)Qual deles se encontra em maior ritmo de crescimento (II) maricultura

no Brasil e no mundo?

8) A produção mundial de pescados aumentou muito nos últimos anos. Cite alguns tipos de avanços tecnológicos que contribuíram para isso.

R: Fibras sintéticas, equipamentos de suporte e navegação e à pesca, equipamentos de conservação do pescado.

9) A produção pela pesca marítima não tem aumentado. Qual o motivo?

R: A sobre exposição dos estoques, a inviabilidade de aumento da captura para a maior parte dos recurso.

10) No Brasil, em particular, a produção de pescado aumentou muito depois da década de 60. Qual a razão desse incremento?

Os incentivos fiscais concedido pelo Governo Federal ao setor pesqueiro, particularmente em 1967.

11) As águas próximas as crostas suportam maior produção de pescados que as mais distantes. Quais fatores oceanográficos explicam esses fatores?

R: A menor disponibilidade de nutrientes nas áreas afastadas da costa e a grande profundidade das águas (3,8 mil metros, em media), em relação à camada de penetração de luz para a realização da fotossínteses (em media, até 200 metros).

12) No Brasil, os recursos pesqueiros oceânicos guardam algumas vantagens em relação àqueles costeiros. Exemplifique.

R: Alto valor comercial para exportação (albacoras); ciclo de vida independente das águas costeiras, em muitos casos poluídas; elevado peso individual e biomassa elevada.

13) Os produtos da pesca e da aqüicultura não são utilizados apenas no consumo humano. Cite outro tipo de destinação para os pescados.

R: Farinha e óleo que servem de base para o fabrico de rações.

14) Cote exemplos de peixes que correspondem ao maior volume de captura no mar brasileiro.

R: Sardinha, bonito-ilustrado, pescadas, tubarões, corvina, pargo, tainhas, atuns, cavalinha, peixe-sapo.

15) Como foi originada a bacia de Campos?

R: Há cerca de 100 milhões de anos,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.7 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com