TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Agricultural

Por:   •  21/5/2017  •  Relatório de pesquisa  •  749 Palavras (3 Páginas)  •  470 Visualizações

Página 1 de 3

É a atividade ou prática de cultivar vários produtos agricolas numa determinada região. Na policultura o solo não sofre tanta degradação como na monocultura. Preserva os recursos hídricos.

- Mantém os nutrientes naturais do solo.

- Renda familiar.

- Preserva flora e fauna natural da região, pois não é necessário desmatamento ou queimadas.

- Mantém o equilíbrio entre insetos polinizadores como a abelha fundamental para a continuação da vida no planeta terra.

Ainda segundos estudos teóricos, a policultura ajuda a controlar insetos que seriam “pragas” em plantações devido a biodiversidade de plantas cultivadas em um mesmo local.

Monocultura

Entendendo a monocultura: quando há somente um tipo de plantação cultivada. Quando há apenas um tipo de cultivo em uma área extensa os chamados latifúndios, há terrível degradação do solo, pois não há renovação. Pra se ter idéia até mesmo a biodiversidade animal daquela região pode sofrer com a falta de alimento que antes era farta, falta de abrigo devido ao desmatamento, super população de certos tipos de insetos, contaminação do solo devido ao alto uso de agrotóxicos e inseticidas, manipulação genéticas de plantas para ficarem mais resistentes a pragas (AGM´s) entre outros.

Sistema intensivo e extensivo

Agricultura extensiva é caracterizada geralmente pelo uso de técnicas rudimentares ou tradicionais na produção. Normalmente é utilizada para mercado interno ou para subsistência.Parte do ano em pousio o solo,precisa de solos ferteis e recursos hidricos.Solos pobres onde a agua e escasseia.

A agricultura intensiva é um sistema de produção agrícola que faz uso intensivo dos meios de produção e na qual se produzem grandes quantidades de um único tipo de fruta ou hortícola. Requer grande uso de combustível e insumos, e pode acarretar alto impacto ambiental, pois não é utilizada a rotação de terra (desmate, queimada, plantio, esgotamento de solo, abandono e reinício do processo em outra área).O solo ocupado durante todo o ano. precisa de solos ferteis e recursos hidricos.

Morfologia agraria

Morfologia Agrária é a forma como estão divididas as áreas exploradas, ou seja, o aspecto/desenho das parcelas, a disposição dos campos cultivados, das pastagens e da floresta, bem como a densidade de caminhos rurais. São também elementos caracterizadores o tipo e a presença/ausência de vedações. A forma, a dimensão e a vedação dos campos constituem os elementos fundamentais de caracterização da morfologia agrária. Assim, os campos podem ser "abertos" ou "fechados", de pequena dimensão (minifúndio) ou de grande dimensão (latifúndios) e de "formas variadas".

Estrutura Agraria

estrutura agrária é usada em sentido amplo, significando a forma de acesso à propriedade da terra e à exploração da mesma, indicando as relações entre os proprietários e os não proprietários, a forma como as culturas se distribuem pela superfície da Terra (morfologia agrária) e como a população se distribui e se relaciona aos meios de transportes e comunicações.

Tecnicas Agricolas

Manutenção de cobertura permanente, Rotação de culturas diversificada, Ausência de revolvimento do solo.

Sistemas Agrarios-Tradicional

É um pouco excessivo falar de agricultura tradicional como um todo, uma vez que o que define estes sistemas é a sua variedade. Cada cultura particular, a sua relação com o mundo rural e definir o seu próprio caminho, e que forma uma paisagem característica. No entanto, existem algumas características comuns a todos.

A característica comum é o atraso técnico e tecnológico mais relevante. Isto resulta na necessidade de trabalho uso intensivo e preferencial de implementos de preparo não mecânicos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (93.5 Kb)   docx (13.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com