TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A DESUMANIZAÇÃO E SE A POPULAÇÃO DOBRASSE?

Por:   •  25/9/2020  •  Abstract  •  419 Palavras (2 Páginas)  •  207 Visualizações

Página 1 de 2

E se a população dobrasse?

Atualmente, somos 7 bilhões de pessoas distribuídas pelo mundo. E se esse número dobrasse? Haveria espaço suficiente? Comida para todos? E a água, abasteceria todas as pessoas? Seríamos 14 bilhões de humanos lutando para sobreviver.

Primeiramente é possível afirmar que, por dedução analítica, o mundo se tornaria superpovoado, ou seja, lotado. As cidades iriam buscar um jeito de crescer e devido ao rápido crescimento horizontal, a única opção seria a verticalização: a construção de prédios para comportar essa grande quantidade de pessoas; aumentando o desmatamento. No entanto, com o passar dos anos, uma crise de moradia se estabelecerá e milhões de pessoas ficarão sem casa, sendo obrigados, portanto, a morar na rua; ocupando espaços públicos. Ou poderão optar pela divisão de uma casa para várias famílias.

A comida? Antes de a população dobrar, os humanos estocaram comida suficiente para 12 semanas. No entanto, fez-se necessário e urgente, nos primeiros meses, a criação de vastos campos para aumentar a área cultivável, a implementação de sistemas de irrigação em regiões desérticas, bem como a plantação de alimentos que demandam pouca água, pois esta se encontrará em falta.  O estoque acabará e bilhões de pessoas passaram a ter fome; as medidas adotadas só apresentarão resultados à médio e longo prazo. Uma hiperinflação se estabelecerá. A comida faltará.

A água, importante recurso e de abundância no planeta terra, se tornará escassa. O número de pessoas que necessitam tomar banho, dar descarga, cozinhar irá sobrecarregar o sistema hidráulico das cidades, fazendo com que esgotos transbordem. Além disso, a poluição será extrema, o que desencadeará surtos e problemas de saúde, haja vista a falta de água limpa. Com isso, uma onda migratória por todo o planeta será realizada; as pessoas buscarão viver em locais próximos a rios, mares e lagos para tentarem sobreviver, tornando-se REFUGIADOS DA ÁGUA.

Com isso, observa-se que Malthus, ao propor sua teoria populacional, previa que o aumento da população geometricamente iria estabelecer um caos na humanidade, uma vez que elementos essenciais para a vida humana se tornariam escassos como a água, moradia e comida. O documentário, apesar de nos apresentar uma distopia, não se encontra muito distante da nossa realidade, pois a população mundial continua a crescer rapidamente e, cada vez mais, a fome, a sede e o abandono se torna presente em nossa sociedade, em nosso meio. Isso aconteceria em maiores proporções se a população mundial dobrasse de um dia para o outro: o caos se estabeleceria e nós estaríamos à mercê de um milagre.

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (23.2 Kb)   docx (7.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com