TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Dinâmica Litosférica

Por:   •  11/9/2015  •  Projeto de pesquisa  •  736 Palavras (3 Páginas)  •  659 Visualizações

Página 1 de 3

Resumo do livro de geografia da página 121 a página 126.

A Dinâmica Litosférica

    A litosfera está em permanente transformação, de tempos em tempos, temos notícias sobre terremotos ou erupção de um vulcão, mostrando que a crosta terrestre, a camada mais superficial do planeta, não é estática.              

   

A litosfera e a estrutura interna da Terra

As ondas sísmicas (P) propagam-se de diferentes maneiras pelo interior do planeta, fato que levou os cientistas a deduzir que a Terra possui estruturas internas com diferentes composições.

A terra é formada por três camadas: a crosta terrestre ou litosfera, manto e núcleo.

Crosta terrestre ou litosfera é a camada sólida da Terra de composição rochosa. A crosta é constituída basicamente de silício, alumínio e magnésio.

Manto, também chamada astenosfera, tem em sua composição litológica o peridotito, com ferro e sulfeto em abundância.

    Localizado abaixo da crosta e está separado dela por uma camada denominada descontinuidade de Moho. É composto pelo magma, que possui altas temperaturas.

Núcleo é composto basicamente de ferro e níquel. A acredita-se que ele é formado por um núcleo externo que é líquido, com temperaturas um pouco mais baixas. Admite-se que seus componentes estão em estado de fusão e por um núcleo interno que é sólido, que constitui a região mais quente da terra.

Quem estuda a litosfera?

   Geomorfólogos estudam as formas de relevo. Geólogos estudam a origem, a formação e a transformação da crosta terrestre. Geofísicos por meios de estudos matemáticos, físicos e químicos, observa os fenômenos e processos dinâmicos do planeta.

Forças Internas ou Endógenas

  Essas forças têm como motriz o magma, material de maior plasticidade que as rochas da crosta, composto basicamente de silício e magnésio, e que circula no interior do manto. Nas regiões dessa camada próximas ao núcleo, o magma encontra-se praticamente fundido, em estado pastoso, devido alta temperaturas.   Acredita-se que o intenso calor existente no núcleo do planeta faz o magma presente no manto fluir em grandes correntes, denominadas correntes de convecção.

  Essas forças provocam alterações no manto, ondas de convecção, e essas acabam por modificar a crosta. Causando mudanças estruturais formando, por exemplo, montanhas.

Placas Tectônicas

      Segundo teorias científicas, há milhões de anos atrás o planeta era formado por um único continente denominado Pangea e um único oceano chamado Pantalassa. A Deriva Continental estabelece que continentes e oceanos estariam se deslocando a deriva.   O “motor” dessas placas causando os seus movimentos são as correntes de convecção. A crosta terrestre que é fragmentada em várias partes, denominadas placas litosféricas ou tectônicas “flutuam” sobre o magma.

 Dependendo de seu movimento nas chamadas zonas de divergência as placas podem afastar-se, nas zonas de convergência, elas se encontram em processo de colisão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (122.6 Kb)   docx (13 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com