TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Epistemologia da Geografia

Por:   •  12/12/2019  •  Ensaio  •  798 Palavras (4 Páginas)  •  250 Visualizações

Página 1 de 4

Epistemologia da Geografia

A necessidade de sobrevivência fez com que o homem buscasse cada vez mais conhecer o meio em que vive. A geografia, com origem grega e alemã. Na Alemanha ocorreu a sua sistematização tornando-se ciência moderna, pois, era um território fragmentado e com desejos expansionistas. A Geografia Científica surge no século XIX com Alexander Von Humboldt e Karl Ritter. Veio em detrimento da vontade expansionista alemã. Pensamentos com origem burguesa, formulados juntamente da Geografia para alcançar objetivos como expansão do capitalismo e formar cidadãos conforme a época. Desse modo, considerando os estudos da geografia, que analisam o espaço geográfico (produto da ação humana), tem-se um defasio.

A Geografia e sua relação com o capitalismo:

No contexto do início do capitalismo, tem a sua primeira fase nas Grandes Navegações, na qual a burguesia mercantil buscava por outros espaços forneceres de matéria prima e de mercado consumidor. Seguindo para a fase de Industrialização, com mão de obra assalariada e acumulação de riquezas. Imerso nessa logística, se fazia necessário o conhecimento de outras áreas, para tal feito, a cartografia se fazia imprescindível, somado aos conhecimentos peculiares de cada local. A geografia física, colaborou no sentindo de conhecimentos geomorfológicos, climáticos, de vegetação e até topográficos, que quando somados ao uso de mapas, corroborou para expansão e descobertas de novos lugares. Em consonância, a geografia humana aborda aspectos políticos, econômicos e religiosos, afim de conhecer a realidade social do local, sua relação com o meio.

Com o advento da Industrialização se configurou uma nova ordem do fluxo de capitais, os artesões perderam seus postos para as máquinas nas fábricas e os empresários cada vez mais enriqueceram. Tendo condições econômicas de expedirem seus negócios o que proporcionou investimentos em paises, antes colônicas, permanecendo e fortalecendo as relações de dependências. Por conseguinte, o espaço geográfico dos países exportadores se configuram de acordo com os importadores. Como exemplo as ferrovias construídas no contexto do café no Brasil, para escoar a produção e vende-lá no mercado internacional.

A ciência geógrafica se desenvolveu cada vez mais que se precisou entender as relações do espaço com as ações humanas. No século XIX, tem-se a Geografia escolar, com caráter patriótico de ensino. Na área acadêmica a geografia, emerge a partir de 1870 e vinculada a outros saberes como filosofia e ciências naturais. Além disso, vai se tornando um conhecimento específico, mas sem perder a visão globalizante. Já no final do século XIX, há dois grandes marcos para a Geografia: a fase imperialista e a criação de departamentos de geografia, devido a fragmentação universal em disciplinas. Além da sua obrigatoriedade no ensino primário e secundário.

Escolas Nacionais e as Correntes do Pensamento Geográfico

Destacou-se nos paradigmas da geografia as correntes: determinismo, possibilismo, método regional, a nova Geografia e a Geografia crítica. O primeiro paradigma da geografia acadêmica foi o determinismo ambiental (ideias de Lamarck

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (32.7 Kb)   docx (9.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com