TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A GLOBALIZAÇÃO DA GEOGRÁFICA

Por:   •  14/5/2020  •  Trabalho acadêmico  •  589 Palavras (3 Páginas)  •  139 Visualizações

Página 1 de 3

  Globalização

Um fenômeno presente na atualidade, que atinge e altera as estruturas políticas, econômicas, jurídicas e ideológicas.  As negociações transnacionais com empresas que aplicam seus capitais nos mercados que mais lhe ofereçam vantagens, crescem. Esse fato ocorre porque a tecnologia, as comunicações e a economia fazem do planeta, uma unidade cada vez mais entrelaçada.

Para alguns autores, a globalização se iniciou no século XV, com as grandes navegações pois o capitalismo encontrou possibilidades de seu desenvolvimento; para outros, a globalização teve inicio no século passado XX, através da comunicação via satélite.

Portanto, temos que a globalização é um fenômeno que estabeleceu a crescente inter-relação das economias e das sociedades de vários países, tanto em relação à circulação de mercadorias e serviços, quanto aos mercados financeiros e de informações.

Também  pode ser considerada como uma fase do desenvolvimento do capitalismo , ou seja, a globalização esteve para a fase científico- tecnológica do capitalismo. Fase essa que é uma expansão que tem por objetivo aumentar o mercado e conseqüentemente os lucros da classe dominante.

Essa sociedade global deixou de ser imaginária e se tornou uma realidade econômica, política e social, tendo conseqüências marcantes, pois alterou as condições de vida e de trabalho de muitas pessoas.

Antes, as inovações tecnológicas atingiram a sociedade agrária e deu lugar ao setor industrial, com a mao-de-obra se transferindo para a área urbana. Agora, as novas tecnologias atingem ao setor industrial, aumentando a produção, porém, destruindo milhares de empregos.

Hoje chamamos de sociedade da informação, ou sociedade pós-moderna, faz com que os trabalhadores lidem mais com a informação do que dentro das fabricas, gastam mais tempo criando, processando e distribuindo informações.

CONSEQUENCIAS

Apesar de ter seu aspecto econômico muito conhecido, hoje, muitas ciências vêm estudando esse processo. Um assunto que gera polemica. Há dois grupos de analises

Os GLOBALIFOLICOS que são os que criticam a globalização. Eles criticam a idéia de que este fenômeno promove interdependência entre países e regiões.  Dizia que as nações mais ricas é que ditariam sempre as regras para as nações mais pobres. Além de que essas mais ricas, possuem domínio da tecnologia, e que a distancia entre países ricos e pobres, estão cada vez maiores.

Já os GLOBALIFILICOS defendiam a globalização, de modo que para eles, ela desfaz fronteiras e o mundo passa a ser um todo, regido por regras e praticas de bem comum para todos. Ainda diziam que um mercado sem limites entre as nações  é a base ideal para o desenvolvimento do neoliberalismo.

Entretanto, o processo de globalização vem recebendo muitas criticas desde as ultimas crises no mercado financeiro, e também a partir do elevado nível de pobreza e exclusão social.  Além dos riscos econômicos, sociais e culturais, eles apontam como maior risco a crescente desigualdade entre regiões e países.

Apesar de sempre falarmos desse processo, existem vários processos de globalização, ou seja, cada realidade compõe o processo de globalização de forma diferente.  Logo, existe vários processos distintos para cada realidade, cada pais dependendo da sua posição no capitalismo, viverá este processo de maneira particular.

Este processo atingiu a área educacional, pois foi constatado mudanças nos processos de produção de mercadorias, nos perfis dos trabalhadores, nas relações de trabalho e nos hábitos de consumo que sempre terão repercussão na parte educacional, exigindo novas necessidades de qualificação e requalificação educacional. Uma idéia que surge desse processo, é que cada estudante será cada vez mais independente e autodidata, podendo aprender suas atividades sozinho através de pesquisas, tornando o professor não mais um transmissor de conteúdos e sim um orientador virtual.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (34.2 Kb)   docx (7.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com