TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Geografia

Artigo: A Geografia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/3/2015  •  272 Palavras (2 Páginas)  •  280 Visualizações

Página 1 de 2

A autora Nelly Novaes Coelho determina alguns princípios orientadores que podem ser úteis para a escolha de livros adequados a uma categoria de leitor, pois é possível incluir as crianças em determinadas categorias quando se leva em consideração as fases do desenvolvimento infantil, seus interesses, seu desenvolvimento global e o próprio conhecimento sobre o sistema da escrita (o que diferencia um leitor que se orienta pelas gravuras de outro que consegue ler as palavras de forma convencional). Sobre as categorias de leitor, pode-se afirmar que:

I. A categoria de pré-leitor se divide em duas outras: primeira infância (15/17 meses aos 3 anos) e segunda infância (a partir dos 2/3 anos); portanto, a presença e a atuação do adulto para auxiliar na identificação e nomeação de gravuras e imagens são necessárias.

II. Na categoria do leitor iniciante (a partir dos 6/7 anos), a criança estará mais familiarizada com o sistema alfabético, ou seja, na fase de aprendizagem da leitura, o que facilitará também a aprendizagem da escrita. A presença do adulto será um incentivo ao aprimoramento da leitura e da escrita.

III. A presença do adulto já não é tão necessária, quando a criança possui o domínio do mecanismo da leitura na fase do leitor fluente.

IV. É possível, na fase do leitor crítico, a capacidade de reflexão, questionamentos e críticas da realidade circundante de forma acentuada.

V. É característico da categoria de leitor fluente o pensamento hipotético dedutivo e a consequente capacidade de abstração.

Escolher uma resposta.

a. I e II estão corretas.

b. I, III e IV estão corretas.

c. Todas as alternativas estão corretas.

d. I, II e V estão corretas

e. I e IV estão corretas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com