TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Geografia De Hoje

Artigo: A Geografia De Hoje. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/4/2014  •  1.730 Palavras (7 Páginas)  •  484 Visualizações

Página 1 de 7

TÍTULO

Como o homem vem modificando o espaço geográfico ao longo do tempo?

Introdução

Organização do Espaço é bastante amplo, visto que, a compreensão do espaço é a base para o desenvolvimento da ciência geográfica. Assim, veremos o "caminhar" do homem sobre a Terra e como este vem transformando o espaço ao seu redor. Afinal, a história da humanidade fundamenta-se sobre a história da apropriação da natureza, do desenvolvimento técnico e do processo de organização do espaço. Nossos estudos partirão da discussão sobre o conceito de espaço geográfico que como produto da organização sociopolítico-econômico da sociedade vem sendo estudado pela ciência geográfica.

Objetivo

• Compreender o conceito de espaço geográfico.

• Refletir sobre a relação entre o homem e a natureza na produção do espaço geográfico.

• Compreender as modificações do espaço geográfico produzidas pelas atividades humanas e suas técnicas de produção.

Desenvolvimento

Com base nas leituras propostas, responda às questões a seguir:

1) Como o conceito de “espaço geográfico” foi se modificando com o passar do tempo?

O conceito de espaço o geográfico sofreu muitas mudanças ao longo da história. Nas as escolas norteadoras do pensamento geográfico o referido não se constitui a num conceito chave para a disciplina, já em outras o conceito passou a ser chave para os estudos geográficos. Na escola tradicional, por exemplo, o espaço geográfico não representava um conceito chave nos estudos geográficos. Já na escola crítica o conceito de espaço se tornou chave para os estudos da disciplina norteando os estudos de grandes autores e pensadores da ciência geográfica como Milton Santos.

Ao aspecto fundamental da Geografia, e o papel do homem no espaço geográfico, que é influenciado pelo determinismo e pelo possibilismo geográfico.

Com o passar do tempo, as primeiras referencias e definição de espaço foi feita por Aristóteles que defendia que o espaço era a inexistência do vazio e lugar como posição de um corpo entre os outros corpos, Já para Immanuel Kant no século XVIII deu importância das formas de sentido como instrumento de percepção, de maneira que nós percebemos todas as coisas dotadas de dimensões, ou seja, como realidades espaciais. Para La Blache, autor muito importante na construção do pensamento geográfico, o meio é entendido como um local onde coabita o diverso e seria sinônimo de adaptação. A geografia estuda os lugares não os homens, o estudo das paisagens é feito pelo método descritivo e o espaço seria o local onde existe e acontece a coabitação do homem e natureza. Na visão de Ratzel o espaço geográfico é visto como base indispensável para a vida do homem, encerrando as condições de trabalho, quer naturais, quer aqueles socialmente produzidos. Como tal, o domínio do espaço transforma-se em elemento crucial na história do homem. Estes pensadores realizaram em sua época importantes estudos sobre o espaço geográfico que veio a influenciar diversos autores que o precederam, como Lefebvre (1976) entende o espaço geográfico como produção da sociedade, fruto da reprodução das relações sociais de produção em sua totalidade, na década de setenta se destaca o autor Y-Fu Tuan que no âmbito da geografia humanística conceituou o espaço geográfico. Tuan (1980) cita que para se conceituar o espaço geográfico levando em conta os aspectos da geografia humanista os sentimentos espaciais e as ideias de um grupo ou povo sobre o espaço a partir da experiência são muito valorizados. Nas citações de Milton Santos o poder financeiro, os grandes capitais aumentaram seu poder de modificar e se apropriar dos espaços.

Finalizando a grandiosa contribuição destes pensadores, na voz de Milton Santos.

“[...] em relação ao espaço geográfico ,quando relata que o espaço como uma instância da sociedade, ao mesmo título que a instancia econômica e a instancia cultural-ideológica, isso significa que, como instância, ele contém e é por ele contida. A economia está para o espaço, assim como o espaço está na economia.” Santos (1997).

2) Pensando no período Pré-Histórico da humanidade, qual é a importância do Período Neolítico para o estudo da organização do espaço? Quais mudanças ocorreram na organização do espaço com o desenvolvimento das técnicas e da vida em sociedade?

A importância do período Neolítico para o estudo da organização do espaço foi que através dele houve um grande avanço social, econômico e político. Nesse período, o homem descobre-se como um ser social que tem muito mais vantagem de agir em grupo do que individualmente. Conforme argumenta Gatty (1986, p. 80, grifos nossos):

“Aos poucos, o homem vai se abrindo à cultura. O fato de viver em grupos cada vez mais numerosos o leva a se estruturar, e as neces¬sidades econômicas criam uma situação em que cada membro do grupo tende a se especializar em uma determinada tarefa: é claro que isso permitirá um progresso técnico considerável. O fato de viver em comunidades desenvolve as relações sociais e, portanto, a linguagem cujo papel só pode ampliar-se.”

As estruturas sócio-políticas são mais sólidas, ou seja, determinados grupos ocupam certas regiões sob a influência de um líder, geralmente o mais velho, o mais esperto ou o que tivesse mais força física. Neste período o homem passou a produzir o seu próprio alimento, com isso, não havia mais a necessidade de procurar, criando o fenômeno do sedentarismo, ou seja, a permanência em lugar fixado em detrimento do nomadismo. São construídas as primeiras moradias, similares a pequenos cubículos feitos de palha e madeira. Geralmente, os neolíticos trabalhavam coletivamente, saindo em numerosos grupos para as poucas atividades

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com