TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DO SGA E DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA A EMPRESA AL – INDUSTRIA METALÚRGICA LTDA

Por:   •  2/1/2017  •  Projeto de pesquisa  •  3.129 Palavras (13 Páginas)  •  286 Visualizações

Página 1 de 13

[pic 1][pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

TECNOLOGIA DE GESTÃO AMBIENTAL

PORTIFOLIO EM GRUPO

ALINA APARECIDA FERREIRA CAMPOS

DAYANE ANTONELLI CHAGAS

JOSILENE APARECIDA DE MOURA MONTEIRO

LAÍS FERREIRA PINTO

LUCIANA VICENTE FERREIRA E SILVA

TATIANE RESENDE FELIZARDO  GERALDO

A IMPORTÂNCIA DO SGA E DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA A EMPRESA AL – INDUSTRIA METALÚRGICA LTDA

Trabalho apresentado ao Cursode Tecnologia em Gestão Ambiental  da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina  Atividades Complementares.

Orientador: Prof. Cristina Célia Krawulski, Thiado Augusto Domingos, Kenia Zanetti Molinari, Rosimeire Suzuki lima

 

UBÁ

2014


AL - INDÚSTRIA METALÚRGICA LTDA

UM BREVE HISTÓRICO SOBRE A EMPRESA:

Localizada na Rua Oscar Filgueiras Filho, S/N, bairro Distrito Industrial, Piraúba, MG, CEP: 36.170-000.

A empresa AL - Indústria Metalúrgica Ltda iniciou suas atividades em 2012 e edificou ao longo dos anos uma trajetória baseada em princípios e valores que norteiam os anseios e necessidades do mercado. Impulsionada pelos conceitos de "Honestidade, Sinceridade e Qualidade", a AL traduz seu sucesso através do conhecimento técnico e desenvolvimento tecnológico aliados à constante preocupação com a satisfação dos seus clientes. Hoje a empresa possui 40 funcionários e equipamentos de ponta para atender a demanda, pois o mercado é muito promissor.  

O processo produtivo está relacionado com a fabricação de churrasqueiras domésticas a carvão vegetal e utensílios domésticos de metal, tais como o metal INOX e material de origem galvanizada. A linha de churrasqueiras atende os mais diversos níveis de satisfação que vão desde churrasqueiras mais simples até as mais sofisticadas.

Tradicionalmente eficientes, as churrasqueiras da linha tradicional AL foram desenvolvidas para festas e eventos familiares. Disponíveis em vários tamanhos e medidas, possibilitando assim o uso para pequenos, médios e grandes eventos.

As matérias primas utilizadas na fabricação são as chapas de metal INOX e chapas de metal galvanizado.

O aço inoxidável é uma liga de ferro e crómio, podendo conter também níquel, molibdénio e outros elementos, que apresenta propriedades físico-químicas superiores aos aços comuns, sendo a alta resistência à oxidação atmosférica a sua principal característica. As principais famílias de aços inoxidáveis, classificados segundo a sua microestrutura, são: ferríticos, austeníticos, martensíticos, endurecíveis por precipitação e Duplex.

Estes elementos de liga, em particular o crómio, conferem uma excelente resistência à corrosão quando comparados com os aços carbono. Eles são, na realidade, aços oxidáveis. Isto é, o crómio presente na liga oxida-se em contacto com o oxigénio do ar, formando uma película, muito fina e estável, de óxido de crómio - Cr2O3 - que se forma na superfície exposta ao meio. Ela é denominada camada passiva e tem como função proteger a superfície do aço contra processos corrosivos. Para isto é necessária uma quantidade mínima de crómio de cerca de 11% em massa. Esta película é aderente e impermeável, isolando o metal abaixo dela do meio agressivo. Assim, deve-se ter cuidado para não reduzir localmente o teor de crómio dos aços inoxidáveis durante o processamento. Este processo é conhecido em metalurgia como passivação.

Por ser muito fina — cerca de 100 angstrons — a película tem pouca interação com a luz e permite que o material continue a apresentar o seu brilho característico.

O aço galvanizado é o revestimento do ferro ou aço com zinco, é possivelmente o processo mais ecológico de prevenção contra a corrosão. A galvanização é o uso eficiente do zinco para proteger o aço por longos períodos, economizando recursos com o mínimo impacto para o meio ambiente.

A empresa conta o fornecimento de água da concessionária COPASA - Águas Minerais de Minas S/A e também possui um poço tubular semi-artesiano no qual o mesmo é cadastrado pelo IGAM - Instituto Mineiro de Gestão das Águas. A energia elétrica é fornecida pela empresa ENERGISA S/A.

Os resíduos gerados no processo de fabricação das churrasqueiras e dos utensílios domésticos são placas de metais INOX e Galvanizado, pó de metal, restos de tintas dentre outros.

Os impactos ambientais podem estar relacionados com a contaminação do solo com os restos de metais e também com os restos de tintas, além disso, pode haver contaminação dos lençóis freáticos já que a empresa se encontra nas mediações rurais do município de Piraúba.

Para a amenização dos impactos ambientais foram adotadas medidas essenciais tais como a coleta dos resíduos por empresas especializadas em produtos metálicos e restos de tintas.

IMPLANTAÇÃO DE UM SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL:

O Sistema de Gestão Ambiental (SGA) pode ser definido como um conjunto de procedimentos para gerir ou administrar uma organização, de forma a obter o melhor relacionamento com o meio ambiente (NASCIMENTO, 2008).

De acordo com Donaire (1999), hoje a sociedade tem preocupações ecológicas, de segurança, de proteção e defesa do consumidor, de defesa dos grupos minoritários, de qualidade dos produtos, isso tem pressionado as organizações em seus procedimentos administrativos e operacionais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.8 Kb)   pdf (197.5 Kb)   docx (33.8 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com