TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importancia Do Projeto Politico Pedagogico Na Organização Escolar

Ensaios: A Importancia Do Projeto Politico Pedagogico Na Organização Escolar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/11/2014  •  1.291 Palavras (6 Páginas)  •  356 Visualizações

Página 1 de 6

Manoel Ribas

2014

IVONETE RIBEIRO

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO 3

2. DESENVOLVIMENTO 4

3. CONSIDERAÇÕES FINAIS 6

REFERÊNCIAS 7

1 INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem a intenção de refletir acerca da importância do projeto político-pedagógico, entendido como a própria organização do trabalho pedagógico na escola como um todo.

O projeto político-pedagógico tem sido objeto de estudos para professores, pesquisadores e instituições educacionais em nível nacional, estadual e municipal, em busca de melhoria da qualidade do ensino. Ao construirmos os projetos de nossas escolas, planejamos o que temos intenção de fazer, de realizar, lançamos para adiante, com base no que temos, buscando antever um futuro diferente do presente. O projeto político-pedagógico vai além de um simples agrupamento de planos de ensino e de atividades diversas, não é algo que é constituído e em seguida arquivado ou encaminhado ás autoridades educacionais como prova do cumprimento de tarefas burocráticas. Ele é constituído e vivenciado em todos os momentos, por todos os envolvidos com o processo educativo da escola.

2 DESENVOLVIMENTO

O projeto político-pedagógico que irá demonstrar o que a escola idealiza, quais suas metas e objetivos e quais os possíveis caminhos para atingilos, por isso é peça fundamental no planejamento das instituições de ensino.

O projeto busca um rumo uma direção. É uma ação intencional, com um sentido explícito, com um compromisso definido coletivamente. Por isso, todo projeto pedagógico da escola é, também, um projeto político por estar intimamente articulado ao compromisso sociopolítico com os interesses reais e coletivos da população majoritária. É político no sentido de compromisso com a formação do cidadão para um tipo de sociedade. “a dimensão política se cumpre na medida em que ela se realiza enquanto prática especificamente pedagógica”(Saviani 1983, p.93). Na dimensão pedagógica reside a possibilidade da efetivação da intencionalidade da escola, que é a formação do cidadão participativo, responsável, compromissado, crítico e criativo. Pedagógico, no sentido de definir as ações educativas e as características necessárias ás escolas de cumprirem seus propósitos e sua intencionalidade.

O projeto político-pedagógico, reflete opções de escolha, prioridades para a formação de cidadãos e expressa atividades que levam a escola a alcançar seus objetivos educacionais. O PPP é importante para a educação básica por ser um documento que diz não a uniformização. Deixou de ser apenas um conjunto de planos e diretrizes e se fez amplo, justamente, por ser projeto, por ser político e por ser pedagógico, se constitui um processo democrático de decisões, se preocupa em instaurar uma forma de organização do trabalho pedagógico que supere conflitos e busque eliminar as relações competitivas, corporativas e autoritárias, rompendo com a rotina do mando impessoal e racionalizado da burocracia que permeia as relações no interior da escola, diminuindo os efeitos fragmentários da divisão do trabalho que reforça as diferenças e hierarquiza poderes de decisão. Ele tem extrema importância porque delineia de forma coletiva a competência principal esperada do educador e de sua atuação na escola. Ao delinear essa competência, o projeto político-pedagógico consolida a escola como lugar central da educação básica , numa visão descentralizada do sistema. Ao ser discutido, elaborado e assumido coletivamente, oferece garantia visível e, sempre aperfeiçoável da qualidade esperada no processo educativo. E ainda, ao se constituir como processo, indica e reforça a função precípua da direção da escola e da equipe diretiva ou coordenadora de cuidar da “política educativa”, do alcance e da globalidade do processo de ensino no ambiente escolar e de liderá-lo, administrando a consecução dos objetivos.

A escola de qualidade tem a obrigação de evitar todas as maneiras possíveis de repetência e evasão. Tem que garantir a meta qualitativa do desempenho satisfatório de todos. Qualidade para todos, portanto, vai além da meta quantitativa de acesso global, no sentido de que as crianças, em idade escolar, entrem na escola. É preciso garantir a permanência dos que nela ingressarem, igualdade de condições e de oportunidade para os que já fazem parte, deve ter a preocupação em observar a realidade dos sujeitos envolvidos e buscar as condições necessárias

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com