TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância Do Geoprocessamento

Ensaios: A Importância Do Geoprocessamento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/5/2014  •  1.351 Palavras (6 Páginas)  •  217 Visualizações

Página 1 de 6

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

GESTÃO AMBIENTAL

SABRINA MARINHO PARMA SILVA

ATIVIDADE DE PORTFÓLIO

A IMPORTÂNCIA DO GEOPROCESSAMENTO COMO FERRAMENTA PARA O PROCESSO DE LICENCIAMENTO AMBIENTAL

Teixeira de Freitas-BA

2013

SABRINA MARINHO PARMA SILVA

ATIVIDADE DE PORTFÓLIO

A IMPORTÂNCIA DO GEOPROCESSAMENTO COMO FERRAMENTA PARA O PROCESSO DE LICENCIAMENTO AMBIENTAL

Trabalho apresentado ao curso da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina

Elaboração e Ànalise de Projetos de Conservação e

Proteção Ambiental,Técnicas de Geoprocessamento em Estudos Ambientais,Avaliação de Impacto Ambiental e Licenciamento,Prof.Luciana Trigueiro,Thiago Augusto Domingos,Rodrigo Trigueiro,Jossan Bastitute e Jamile Bernardes.

.

Teixeira de Freitas-BA

2013

1- SUMÁRIO

RESUMO........................................................................................................3

INTRODUÇÃO.....................................................................................4

CONSIDERAÇÕES FINAIS.................................................................7

REFERÊNCIAS....................................................................................8

1- Resumo

Geoprocessamento vem a ser o uso automatizado,onde de alguma maneira está ligada a um exato lugar no espaço,seja por meio de um mero endereço ou coordenadas certas.São vários os sistemas que fazem parte do Geoprocessamento,entre eles os quais,estão o GIS ou Sistema de Informação Geográfica,que vem a ser o sistema que reúne maior capacidade de processamento espaciais.

O uso destes sistemas desenvolve informações que permitem tomar decisões para colocar em prática ações.

Estes sistemas se aplicam a qualquer tema que manipule dados ou informações vinculadas a um determinado lugar no espaço,e que seus elementos possam ser representados em uma mapa,como casas,escolas,hospitais,e assim por diante.

Muitas vezez o volume de informações dificulta a qualidade da informação,mas,também a união dos fatores importantes para uma decisão acertada.È neste aspecto que entra a colaboração dos sistemas de Geoprocessamento,e principalmente do GIS.

Em torno do mundo em que se vive,nos dias de hoje,onde a tecnologia evolui cada vez mais e mais,e sua evolução é tão rápida, que até mesmo as novidades que estão para fluir, já nem são mais novidades,o Geoprocessamento não seria diferente,uma vez que faz uso da evolução da tecnologia,para facilitar as dificuldades,e nada mais é do que a junção de tecnologias de coleta,tratamento,desenvolvimento e uso de informações georreferenciadas.

2- PALAVRAS- CHAVE: Geoprocessamento;Informações;coordenadas e tecnologia.

INTRODUÇÃO

O geoprocessamento faz uso ferrementas,recursos e dados em que os analistas consigam reconhecer e evolução e sua ligação com outros.

È uma tecnologia que envolve todas as áreas de formação,não exige quesito algum para ser aplicada,ou seja,qualquer especilalista ou trabalhos.No entanto para fazer seu uso,é necessário que os conceitos das disciplinas sejam transformados em representações computacionais.

Essas ferramentas computacionais são caracterizadas como sistemas de informações geográficas ou pela SIG,como é mais conhecida,onde permite que seja realizado análises mais complexas e extensas,ao envolver dados de diversas fontes a ao formar bancos de dados georreferenciados.Facilita ainda a possibilidade de automatizar a produção de documentos cartográficos.

Utilizando instrumentos como imagensde satélite,fotografias aéreas,mapas,bancos de dados e aplicativos específicos,o geoprocessamento possibilita a geração de análises e informações necessárias para a tomada de decisão rápida e eficaz,constituindo-se,portanto em um importante instrumento no planejamento de ações na área ambiental.

Qualquer setor que trabalhe com informações que posssam ser relacionadas a uma localização no território pode,em princípio,valer-se das ferramentas de geoprocessamento.

A IMPORTÂNCIA DO GEOPROCESSAMENTO COMO FERRAMENTA PARA O PROCESSO DE LICENCIAMENTO AMBIENTAL

O geoprocessamento é uma ferramenta de grande importância onde a sua utilidade é impar para a conservação da biodiversidade,devido a capacidade da coleta de dados espaciais relevantes para diversos estudos,como dados temáticos e de distribuição de espécies,permite ainda a análises muito detalhadas,como a identificação de áreas prioritárias para a conservação,delimitação de corredores de biodiversidade,base para sistemas de suporte a decisão.

Na área ambiental,o geoprocessamento é uma das, senão a mais,ferramentas utilizadas para monitoramento,por exemplo,da corbertura vegetal e uso das terras,níveis de erosão do solo,poluição da água e do ar,disposição irregular de resíduos,e assim por diante.Da mesma forma,essa tecnologia pode ser usada em análises de qualidade de habitat e fragmentação.Pode ser útil para o processo de licenciamento ambiental de diversas maneiras. Nas análises: monitoramentos locais para desenvolvimento, roteamentos. Nos cadastros: Propriedades do solo, uso do solo, tipos de Florestas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com