TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A LINGUAGEM ARTÍSTICA COMO RECURSO PEDAGÓGICO

Casos: A LINGUAGEM ARTÍSTICA COMO RECURSO PEDAGÓGICO. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/3/2015  •  1.382 Palavras (6 Páginas)  •  777 Visualizações

Página 1 de 6

APRESENTAÇÃO DO TEMA

Este tema nos traz para uma reflexão e a um pensamento mais crítico sobre o ensino que acontece em sala de aula. Onde deveria acontecer um aprendizado de qualidade e adequado ao nosso tempo, no qual vivemos dia-a-dia com tecnologias e modernidades. Quando deveria acontecer o uso das variadas linguagens que temos, para oferecer um melhor desempenho em sala de aula.

JUSTIFICATIVA

O conceito de aula de Geografia necessita ser revisto e modernizado, as aulas necessitam de mudanças urgentes, não apenas nos conteúdos, mas na forma que esses conteúdos são expostos para os alunos. Há a necessidade de introduzir neste ensino em sala de aula a linguagem artística e também novas tecnologias para maior aproveitamento e interatividade dos alunos.

OBJETIVO

Demonstrar que a utilização da linguagem artística deve ser incorporada nas aulas de Geografia e de outras matérias também, sendo de grande utilidade, tornando as aulas mais moderna, prazerosas, dinâmicas e com mais interação dos alunos, tornando o ambiente escolar mais agradável para alunos e professor. Mostrar que as várias artes podem ser introduzidas sim, facilitando o aprendizado através de diversas formas.

METODOLOGIA

Após a leitura e interpretação de livros, discussão e problematização do tema, abordando-o sobre as diversas linguagens que podem ser usadas em sala de aula e as formas variadas e mais adequada de utiliza-las no ensino de Geografia. Utilizamos como método de referência de linguagem as artes visuais, para mostrarmos que a união da Arte Visual e da Geografia, pode tornar as aulas modernas, interativas e facilitando o aprendizado completo e contínuo.

A IMPORTÂNCIA DO USO DE LINGUAGENS NO ENSINO DA GEOGRAFIA

Vivemos atualmente em um tempo em que a educação básica deixou de

acompanhar as grandes transformações tecnológicas e as diferentes modernidades

que surgem diariamente. As experiências em sala de aula nos fazem refletir que o

professor necessita trazer para sala de aula inovação, essa é a palavra chave para a

qualidade do ensino de Geografia, utilizando diferentes e novas linguagens e abordagens em sua aula.

O ensino de geografia não pode e não deve se restringir apenas aos livros didáticos, o que geralmente está acontecendo em sala de aula, por culpa da deficiência do aprendizado que vivemos, e que está trazendo um aprendizado que não acompanhou a modernidade e as tecnologias que temos nos dias atuais. Os alunos assistem a aulas que são dadas de forma tradicional, sem o uso de nenhum tipo de nova linguagem ou técnica moderna, o que causa total desinteresse dos alunos pelas aulas. Analisando o lado do professor, podemos constatar também que isso pode esta acontecendo por causa das inúmeras dificuldades que os professores sofrem diariamente, como evasão, indisciplina em sala de aula, repetência, agressões, desvalorização, o que faz com que se sintam inseguros e insatisfeitos para realizar algum tipo de transformação e se mantêm no caminho conservador e repetitivo, ou até em alguns casos, pelo total despreparo de alguns profissionais. Como afirma Ponstuschka ( 2012, p. 127)”o ensino de Geografia nas escolas publicas de primeiro e segundo graus, passa por momentos de grandes dificuldades”. Essa afirmação nos mostra mais uma vez que as escolas precisam de mudanças educacionais urgentemente, nossa sociedade atual exige que se tenha um constante aprendizado e aperfeiçoamento nas diversas áreas, o que está sendo difícil de acontecer com tanta negligência com a educação e com o educando.

Principalmente na Geografia vemos um amontoado de textos e livros e mais livros, que são estudados pelos alunos, diversas vezes sobre o mesmo assunto, por vários anos na escola, com mais profundidade e abrangência nos anos finais, trazendo para os eles conhecimento das transformações que ocorrem no nosso espaço geográfico, mas com a falta da utilização de novas linguagens, as aulas tornam-se, dia após dia, mais cansativa e desinteressante para os alunos.

Há a necessidade que o professor e as escolas hajam de forma mais moderna e positiva a todos esses fatos que surgem e mudem sua didática para que ocorra uma transformação em sala e na escola de modo geral. Necessita-se da introdução de novas linguagens, novos métodos, novas tecnologias e mais motivação para ensinar e para aprender a Geografia. Para que esse aprendizado realmente mude trazendo mais aproveitamento e entendimento da Geografia, teremos que seguir um caminho mais atual e mais dinâmico, utilizando as múltiplas linguagens de forma competente e previamente elaborada, trazendo para a sala de aula um aprendizado completo e interativo.

Dentre as variações das linguagens que podemos utilizar, temos a dança, o teatro, a música e as artes visuais. Essas linguagens poderão transformar o ambiente escolar positivamente, tornando um ambiente agradável e interativo.

Vivemos em um mundo repleto de estímulos visuais, onde nenhuma fronteira é capaz de atrapalhar o conhecimento dos mais distantes lugares, culturas e povos.

Essa nova geração tem constantemente uma infinidade de mídias, tecnologias ao seu redor diariamente, como propagandas, fotos, outdoors, entre outros, que chamam sua atenção ao que esta sendo visualizado. Com todas essas modernidades, as aulas se tornaram pouco atraentes e produtivas por não conterem essa nova linguagem mais moderna e tecnológica, e por isso o ensino passa por maus momentos. Como relata Cavalcanti (2012,p.12) “ o ensino escolar é um processo que contem componentes fundamentais e entre eles há de se os objetivos, os conteúdos e os métodos”. Esse

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com