TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A PARTICIPAÇÃO DO IETU/UNIFESSPA NA MULTI REGIONALIZAÇÃO DO MUNICÍPIO DE XINGUARA-PA

Por:   •  13/3/2020  •  Projeto de pesquisa  •  3.906 Palavras (16 Páginas)  •  128 Visualizações

Página 1 de 16

Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA)

Instituto de Estudos do trópico Úmido (IETU)

Faculdade de Ciências Humanas (FCH)

Curso de Geografia

Ana Maria Ferreira Soares

Francisco Davi Pereira de Abreu

Geraldo Luiz Ribeiro

João Gabriel Silva Tamandaré

Paulo Roberto de Almeida Costa

PROJETO DE PESQUISA:

A PARTICIPAÇÃO DO IETU/UNIFESSPA NA MULTI REGIONALIZAÇÃO DO MUNICÍPIO DE XINGUARA-PA

Trabalho apresentado à disciplina de Teoria Regional e Regionalização do curso de geografia da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará.

Prof.: Dr. Eudes André Leopoldo

Xinguara-PA

2019

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO 3

2. OBJETO DE ESTUDO ________________ 3

3. HIPÓTESE ______________________ 4

4. OBJETIVO__________________________ 5

5. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 5

6. METODOLOGIA 7

6. BIBLIOGRAFIA 7

1. INTRODUÇÃO

A origem do Município de Xinguara está relacionada com o município de Conceição do Araguaia. Através da Lei nº 5.028, de 13 de maio de 1982, no governo de Alacid da Silva Nunes, Xinguara passou à condição de Município, com área desmembrada de Conceição do Araguaia, instalado em 31 de dezembro de 1983, sendo constituído de dois distritos: Xinguara e São Geraldo. Xinguara, (denominada no inicio entroncamento do Xingu) está situada no entroncamento das PA 150 e 279. Seu nome é oriundo de dois rios Xingu e Araguaia, com inicio de povoação em 1973, recebeu gente de todas as regiões do país a procura de terras férteis, para desenvolver agricultura e pecuária, Cultivo de arroz, milho, feijão, melancia, coco, mamão e banana. Pecuária (bovinos e suínos).

O Instituto de Estudos do Trópico Úmido (IETU) foi criado pela Portaria n. 060 de 19 de setembro de 2013 e iniciou suas atividades em setembro de 2014. Situando-se no campus de Xinguara-PA. Conta com um corpo docente formado por professores efetivos e oito técnicos administrativos em educação além disso os cursos são desenvolvidos na modalidade presencial, regime seriado, forma de oferta paralela.

Desde então tem se notado a migração de alunos, técnicos e professores a Xinguara advindos das mais diversas cidades do estado do Pará e inclusive de estados localizados em outras regiões do Norte do Brasil a fim de cursar os cursos de graduação ofertados pela UNIFESSPA no Instituto de Estudos do Trópico Úmido (IETU) ou para trabalhar na instituição.

Dentro deste cenário destaca-se a participação do IETU/UNIFESSPA na multi regionalização do município de Xinguara-PA que se torna o objeto central de estudo deste trabalho o qual toma como objetivo a problematização do tema em questão a fim de questionar e hipotetisar se há de fato uma real participação do IETU/UNIFESSPA no processo de multi regionalização da cidade, processo este que (conforme a nossa compreensão) é dado de maneira singular em Xinguara uma vez que o município possui um considerável quantitativo de habitantes originários de outras regiões do país, e nos resta à comprovação ou não de que o IETU/UNIFESSPA esteja participando desse processo.

2. OBJETO DE ESTUDO

O município de Xinguara localizado na mesorregião sudeste do estado do Pará(que por sua vez está localizado na região Norte do Brasil) caracteriza-se pela miscigenação de povos advindos dos mais diversos estados e regiões do Brasil, entretanto, destaca-se a notória participação dos estados de Goiás, Maranhão, Minas Gerais e Tocantins na formação do município em decorrência da forte migração ocorrida a partir do ano de 1975 (período anterior a emancipação do município quando o mesmo ainda era denominado de entroncamento Xingu) a que deu origem ao hoje município de Xinguara.

É importante destacarmos que os estados citados anteriormente não limitam-se tão-somente uma influência cultural no município, obtendo uma forte relação econômica, social e política sobre Xinguara mesmo não estando situados na região Norte.

Os processos migratórios de Xinguara deram-se de diversas formas e em momentos distintos muito impulsionados pelos ciclos econômicos ocorridos neste município paraense. No ano de 2015 a Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA) iniciou suas atividades acadêmicas na cidade dando origem a um novo fluxo migratório distinto de todos os outros movimentos migratórios já ocorridos.

Este novo movimento de migração á “Capital do Boi Gordo” distingue-se pela sua singularidade de aspectos uma vez que o mesmo se dá de maneira recorrente muito por conta das novas vagas para cursos de graduação que a universidade oferta todos os anos e da contratação de profissionais para a composição do seu quadro funcionários. Através da oferta de cursos de graduação o IETU/UNIFESSPA acaba atraindo novos estudantes para o município, considerando que os cursos são em período regular, os alunos de outras cidades que pretendem estudar na universidade têm que se mudar para Xinguara, dessa maneira a universidade influencia uma nova migração no município.

Neste trabalho abordaremos como objeto de estudo a participação do IETU/UNIFESSPA na multi regionalização do município de Xinguara-Pa, sendo que tal hipótese se faz coerente uma vez que seus efeitos são evidenciados pelas manifestações culturais, pelo sotaque, pelas interações sociais entre os indivíduos além de outros aspectos.

Ao iniciarmos a apresentação do objeto de estudo desse trabalho gostaríamos de enfatizar a sua importância uma vez que como já foi lembrado anteriormente a cidade de Xinguara possui um forte vínculo social, econômico, político e cultural com estados situados em outras regiões do país

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.6 Kb)   pdf (69.6 Kb)   docx (20.2 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com