TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Multi

Artigos Científicos: Projeto Multi. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/11/2013  •  1.311 Palavras (6 Páginas)  •  371 Visualizações

Página 1 de 6

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA

PEDAGOGIA - PROJETO MULTIDISCIPLINAR II

ALESSANDRA KAISER MENNON RA: 368787

FRANCIELI VANESSA VIEIRA RA: 354192

JOELMA CRISTIANE HENCKEL RA: 355908

JORDANA CRISTINA HENCKEL RA: 354195

LETICIA DA SILVA DE MOURA RA: 378550

TAQUARA, RS

2013

INTRODUÇÃO

Este trabalho apresenta as concepções de Froebel sobre a infância e a educação. Baseando-se nisso, aplicamos atividades lúdicas e dinâmicas com crianças de diferentes faixa etária.

Abordamos também a importância da brinquedoteca e seus principais aspectos.

AS CONCEPÇÕES DE FROEBEL SOBRE A INFÂNCIA E A EDUCAÇÃO

• A educação deve basear-se na evolução das atividades da criança.

• O objetivo do ensino é sempre extrair mais do homem do que colocar mais e mais dentro dele. A criança não deve ser iniciada em nenhum novo assunto enquanto não estiver madura para ele.

• O verdadeiro desenvolvimento advém de atividades espontâneas.

• Na educação inicial da criança o brinquedo é um processo essencial.

• Os currículos das escolas deve basear-se nas atividades e interesses de cada fase da criança.

• Sua proposta pode ser caracterizada como um “currículo por atividades “, no qual o caráter lúdico é o fator determinante da aprendizagem das crianças.

• Uma das maiores ideias que Froebel contribuiu para a pedagogia moderna foi a de que o ser humano é essencialmente dinâmico e produtivo, e não meramente articulável, receptivo e depositário.

• Defende um ensino sem obrigações porque o aprendizado depende dos interesses de cada um e se faz por meio da pratica.

ATIVIDADE LÚDICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Uma das atividades escolhidas para a educação infantil foi a dança da cadeira, onde todos trabalham a cooperação. As cadeiras foram colocadas de costas umas para as outras, em um numero menor do que o de participantes.

A musica foi colocada e todos começaram a dançar em volta, quando a musica parou, todos tentaram se sentar, mas um dos alunos ficou em pé. A brincadeira continua até chegar a apenas um aluno sentado.

A segunda atividade tem como objetivo o desafio, o circuito pedagógico foi feito dentro da sala, utilizando a cadeiras e mesas. Colocamos as cadeiras em fila, uma de lado para outra, formando um corredor, no fim do corredor de cadeiras havia duas mesas, onde as crianças passariam por baixo.

No decorrer do circuito foi colocado cadeiras em espaços separados, onde as crianças deveriam subir e descer as cadeiras, e por fim passar entre as cadeiras, alternando os lados.

ATIVIDADE LÚDICA NO ENSINO FUNDAMENTAL

Ao chegar à sala de aula, nos apresentamos aos alunos e pedimos para que formassem um circulo. Após explicamos seria a primeira atividade proposta, onde cada aluno deveria falar o seu nome para a turma e em seguida fazer um gesto, e permanecer fazendo o gesto até que todos os outros colegas tivessem feito a atividade.

Ao terminar essa atividade, nós arrumamos a sala de aula para que fosse executada a segunda atividade que foi a “dança da cadeira Invertida”.

Explicamos para as crianças como seria feito a atividade, e eles estranharam um pouco, ao saber que não sairia o aluno, somente as cadeiras.

A cada vez que a música parava, todos precisavam encontrar um lugarzinho para sentar, a quantidade de cadeiras diminuía e o número de alunos continuava o mesmo.

Por fim, os alunos já estavam “ se apertando” para que nenhum colega ficasse em pé.

A BRINQUEDOTECA

A brinquedoteca é um espaço onde o brincar torna-se significativo, e por isso vamos expor neste trabalho qual a sua importância para o desenvolvimento da criança, o que este meio pode proporcionar de novo, de atraente para as crianças, para o seu aprendizado escolar, que a sala de aula não contempla, compreendendo assim a necessidade de criação da brinquedoteca em escolas, hospitais, entre outras.

O objetivo desse estudo é mostrar a importância da brinquedoteca nas escolas como um meio essencial para a construção da aprendizagem pelas crianças, não sendo este um lugar para brincar desorganizado, de qualquer forma, um lugar para os (as) professores(as) soltarem as crianças para terem um descanso, mas um lugar onde possa servir para ensinar as crianças através das brincadeiras, pelo lúdico, um meio de atrair esse ser tão ativo, agitado, curioso pra descobrir o mundo, por meio de brincadeiras orientadas com um objetivo de ensinar, de possibilitar conhecimento.

A educação infantil é um dos poucos lugares onde o lúdico é valorizado, sendo aceitável utilizar a brincadeira e o jogo como elemento estratégico para desenvolver ensino e aprendizagem. É através da brincadeira que a criança interage, comunica-se com os demais participantes daquele meio, seja em casa e/ou na escola, nesta última a brincadeira deve ser usada como um instrumento para educar a criança. A brincadeira na educação infantil é caracterizada da seguinte forma: brinquedo educativo, brincadeira tradicional, brincadeira de faz-de-conta e a brincadeira de construção.

O brinquedo educativo tem um propósito na realização da brincadeira, com o intuito de extrair a aprendizagem significativa no contexto escolar, utilizando a brincadeira como meio de acesso a esta aprendizagem. Os brinquedos educativos, ou brinquedos pedagógicos como também são conhecidos, são vistos como as principais ferramentas do educador no ensino infantil, e tem a finalidade de desenvolver os aspectos cognitivo, afetivo, social, lógico e racional das crianças. O brinquedo educativo é entendido como recurso que ensina, desenvolve e educa de forma prazerosa; este

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com