TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Multi Discilinar I

Pesquisas Acadêmicas: Projeto Multi Discilinar I. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/11/2013  •  1.565 Palavras (7 Páginas)  •  337 Visualizações

Página 1 de 7

As fases de um projeto pedagógico.

Projetos são atividades preparadas, que coordenam diversos conhecimentos sobre os mesmos fatos, acontecimentos, situações, problemas e soluções. Define as intenções de uma turma/ano/escola em realizar um trabalho de qualidade. Segundo Hernandez “todas as coisas podem ser ensinadas por meio de projetos, basta que se tenha uma dúvida inicial e que se comece a pesquisar e buscar evidências sobre o assunto”. Os projetos pedagógicos trazem uma nova luz ao entendimento do processo de ensino e aprendizagem. Através deste método, o aluno se torna responsável pela aquisição do conhecimento, pois ele participa de todas as etapas.

Etapas de um projeto pedagógico

Ao criar um projeto pedagógico, devem-se observar algumas etapas importantes, que darão definição e direção à realização do proposto.

Tema

A escolha do tema é importante, pois é a identidade do projeto. É à base da realização e direção que o projeto deve seguir.

Problematização

O projeto deve ser baseado na solução de um problema emergente. Criado para que os participantes entendam a situação e que através de suas ações e de seu engajamento, modifiquem o panorama atual.

Público alvo

São as pessoas para qual se destina o projeto. Ele sempre deve ser adequado ao tipo de público, considerando a faixa etária e interesse do mesmo a fim de se utilizar recursos adequados para a realização do proposto.

Objetivos gerais e específicos

O que se pretende com este projeto? Estes objetivos visam à criação de uma nova consciência sobre uma determinada atividade.

Justificativa

Porque a criação deste projeto é importante? O que ele pretende modificar? A criação de um projeto deve atender a uma necessidade de modificação de algum comportamento/atitude.

Metodologia

É como, isto é, de que forma este projeto será realizado. O que será necessário para a execução das atividades propostas.

Cronograma

O tempo de realização de um projeto deve ser previamente estabelecido e seguido, por isso é necessário um cronograma onde conste tudo que será realizado e a data prevista para concretização do estabelecido.

Avaliação

A avaliação diz respeito aos critérios de acompanhamento dos objetivos a serem alcançados pelo projeto. Através da avaliação é possível verificar se o objetivo específico proposto foialcançado ou não.

Referências Bibliográficas

São os autores que serviram de base para a criação de um projeto. É o embasamento teórico que o projeto precisa para se tornar viável, pois é a fonte confiável de que o proposto é possível e realizável.

Projeto Operação Direção Segura Integrada - ODSI

A 'Operação Direção Segura Integrada' (ODSI) é uma iniciativa do Governo do Estado de São Paulo. Teve sua gênese no Decreto Estadual nº 58.397 de 18/12/12, que instituiu, na Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Regional, o Comitê Paulista de Ações para a Segurança Viária e foi oficializado pelo Decreto Estadual nº 58.881 de 8/2/13, que lançou o Programa Direção Segura, inicialmente na cidade de São Paulo e, recentemente, também em regiões da Grande São Paulo e municípios do interior paulista.

O Projeto Operação Direção Segura foi criado em parceria com outras instituições como (DETRAN, Polícia Cientifica, Prodesp, Polícia Militar).

A ação consiste em comandos e "blitz" de trânsito para fiscalização e autuação de condutores em descumprimento ao Código de Trânsito Brasileiro, no que diz respeito às infrações penais e administrativas relacionadas ao consumo de bebidas alcoólicas e drogas psicoativas na condução de veículo automotor, de acordo com a denominada Lei Seca.

O objetivo da operação é educativo, preventivo e repressivo, de forma a reduzir os acidentes causados por motoristas que dirigem veículos automotores sob o efeito de álcool ou de outras drogas. As polícias atuam na parte repressiva, sendo as demais etapas de responsabilidade do DETRAN.

O tema deste trabalho foi escolhido por conta dos altos índices de acidentes de trânsito causados pela população irresponsável misturando álcool e drogas ao volante. Através deste projeto iremos de conscientizar os nossos futuros condutores e seus familiares. O lema é “Se beber não dirija”. Preparando o presente para um futuro melhor e mais consciente.

Analisando um projeto de sucesso

Projeto de Língua Portuguesa para o 1º ano da EM Ayrton Senna, desenvolvido pela professora Cátia Elaine Nicolachik, Florianópolis, SC.

Uma professora de Florianópolis teve a feliz ideia de ensinar escrita e leitura a sua turma de 1º ano através de histórias infantis. A história escolhida foi o clássico “Chapeuzinho vermelho” em suas diversas variações desde a mais tradicional a versões contemporâneas. Uma ideia bastante ousada e desafiadora: fazer com que crianças que ainda nãodominam completamente a leitura e a escrita, recriassem e reescrevessem tão famoso conto. O que nos chama a atenção neste projeto é a facilidade com que as crianças, mesmo sabendo das diversas dificuldades que encontrariam no caminho, “compraram” a ideia. Isto se deve a atitude da educadora em questão. Em nenhum momento, embora fossem crianças não completamente alfabetizadas, elas foram subestimadas. Não foram escolhidas pequenashistórias ou livros com mais ilustração do que textos. A educadora teve o cuidado de apresentar a seus alunos uma literatura clássica e de qualidade, estimulando-os a usarem a criatividade, algo tão comum e importante nesta fase de seu aprendizado. As crianças, além de reescreverem, também revisaram e ilustraram seus livros, os preparando para uma tão esperada tarde de autógrafos, onde estariam presentes seus familiares e amigos. Através deste projeto, a educadora em questão, iniciou seus alunos no mundo da leitura. Mostrou a eles que ler é muito mais do que folhear um livro ou revista. Que existe uma “mágica” na criação de uma história, e é isso que torna o livro um mundo de possibilidades. Segundo Délia Lerner em “Ler e Escrever na escola”:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com