TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A População Brasileira E Os Fluxos Migratórios

Monografias: A População Brasileira E Os Fluxos Migratórios. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/11/2014  •  2.229 Palavras (9 Páginas)  •  4.773 Visualizações

Página 1 de 9

ÍNDICE

Introdução 01

1- População Brasileira 02

2- Fluxos Migratórios 10

3-Conclusão 12

4-Blibiografia 13

5-Anexos 14

INTRODUÇÃO

O Nosso objetivo com este trabalho é apresentarmos aspectos importantes da População Brasileira e os Fluxos Migratórios

1

DESENVOLVIMENTO

A População Brasileira

- O Brasil tem uma área de 8,5 milhões de km2, divididos por 184 milhões de habitantes, dando um total de 22 pessoas por Km2.

-Essa distribuição de território é irregular, os fatores que contribuem para isso são regiões poucos industrializadas, com escassez de alimentos, água, comercio ou outros fatores ambientais que contribuem para o afastamento das pessoas originarias daquele lugar.

-O povoamento no Brasil se deu de forma gradativa, isto é, começou nos litorais e com o passar dos séculos, o interior foi sendo povoado.

2

-Os colonizadores do nosso país chegavam de navio e desembarcavam no litoral brasileiro, principalmente na região nordeste. As primeiras atividades econômicas foram à pecuária, agricultura e extração de minerais.

-Segundo a FUNAI havia cerca de três milhões de índios no território brasileiro quando os portugueses aqui chegaram, hoje existem apenas 460 mil. Existem vários fatores para explicar a dizimação dos povos nativos, são elas: extermínio, violência, miscigenação, aculturação entre outros.

-Hoje o Brasil tem três vezes mais habitantes que a França, um dos países mais antigos do mundo.

- Distribuídos por Gêneros, e idade (crianças, jovens, adultos e crianças).

3

- Região amazônica a densidade demográfica é de menos de um habitante por Km2.

- Nas grandes capitais como resultado das migrações de outros estados o número de habitantes por Km2 chega a índices altíssimos, um exemplo prático é a cidade de São Paulo que é a mais populosa da América Latina e tem cerca de 7.148 habitantes por Km2.

- São Paulo tem a população equivalente a Portugal. Um verdadeiro formigueiro humano.

4

Migrações da população Brasileira

- Êxodo rural: é uma modalidade de migração caracterizada pelo deslocamento de uma população da zona rural em direção às cidades, é um fenômeno que ocorre em escala mundial.

- Êxodo Urbano: é uma modalidade de migração caracterizada pelo deslocamento de uma população da zona urbana em direção as zonas rurais, isso se dá pelo desgaste das pessoas em relação ao estresse das grandes cidades ou por interesses econômicos na aquisição de terras a baixos preços em lugares distantes.

5

- as migrações no Brasil se dão geralmente a o fator econômico, isto é, o habitante de determinada localidade se sente insatisfeito

com as condições de privação social em que vive, e decide com isso migrar para outro local, que na sua visão lhe dará melhores condições econômicas e sociais para viver a sua vida de forma digna.

-Seca, fome, desemprego.

-Grande parte da migração interna vem do nordeste do Brasil para o sudeste, principalmente São Paulo, as condições desfavoráveis do clima, associado ao fator econômico, faz com que milhares retirantes nordestinos venham para a capital paulista tentar uma melhor condição de vida.

6

-Os fluxos migratórios internos não alteram o número de habitantes de um país, porém modifica completamente o quadro de densidade demográfica.

-As migrações para os grandes centros urbanos também causam problemas sociais nesses lugares, com a grande demanda de mão de obra vinda de outros lugares, acaba se tendo um grande número de desempregados, desabrigados, órfãos.

-Os programas sociais contribuíram muito para a diminuição do êxodo rural no norte e nordeste do país, os investimentos tecnológicos e sociais também ajudam a aumentar esse número.

7

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com