TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Servidão Moderna

Por:   •  8/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.294 Palavras (6 Páginas)  •  839 Visualizações

Página 1 de 6

O documentário nos mostra que a servidão moderna é uma escravidão voluntária, onde a população mesmo escolhe os mestres (amo) a quem irão ou deverão servir.

Demonstra a escravidão da qual a sociedade é diariamente exposta e nem percebe e é manipulada por qualquer meio de comunicação. Para que absurdo ocorresse foi necessário arrancar do cidadão moderno a consciência de sua alienação e de sua exploração, fazendo-o aceitar a sujeição e obediência à mídia e ao amo dominador.

         A sociedade ignorantemente se julga livre e não quer enxergar sua servidão, mas compra ou aluga sua própria “jaula” para morar, muitas vezes por valores exorbitantes e principalmente compra praticamente todas as mercadorias que lhe são impostas: um novo celular, o carro do ano, as roupas de grife, a trocar aquele velho computador defasado que comprou apenas há um ano; sendo essas mesmas mercadorias que os escravizam na forma de consumismo e tudo por um melhor ou por muitas vezes falso status social.

        Nessa forma de economia, oferta quem determina é a demanda. Podemos tomar como ponto importante para reflexão que a escravidão não terminou, apenas mudou de ideologia. Definindo o cidadão contemporâneo como “ o escravo do século XXI” e o dinheiro como “amo ou Deus supremo”.

        O vídeo é dividido em vários temas, os quais são:

  • A servidão voluntária,
  • A organização territorial e o habitat,
  • A mercadoria, a alimentação,
  • A destruição do meio ambiente,
  • O trabalho,
  • A colonização de todos os setores da vida,
  • A medicina mercantil,
  • A obediência como segunda natureza,
  • A repressão e a violência,
  • O dinheiro,
  • A falta de alternativa na organização social dominante,
  • A imagem,
  • A diversão,
  • A linguagem,
  • A ilusão do voto e da democracia parlamentar,
  • O sistema mercantil totalitário e perspectivas.

        Todos os seres oprimidos da história precisaram de seu misticismo e de um Deus para aliviar o sofrimento ou um mal que lhe atormenta. É por esse novo Deus de papel que a sociedade entregou sua alma.

O escravo moderno nunca esteve no controle ou comando da situação, o capitalismo hoje comanda o escravo enquanto o “Deus Dinheiro” rege tudo e todos, é por ele que o servo atual trabalha, estuda, luta, mata, se vende e serve fielmente... e não ousa recrimina-lo, acreditando que o falso “Deus” o libertará.

A criação de novos escravos é iniciada na infância por mensagens subliminares veiculada por qualquer tipo de mídia publicitaria, fazendo verdadeiras lavagens cerebrais incentivando o consumo frenético de produtos e mercadorias e mostrando-lhes que o poder do dinheiro, onde quem tem, digamos que pode tudo; a replicação da cultura alienada dos próprios pais também influencia na capacidade de reflexão do jovem ou criança.

O ciclo de alienação é tão marcante que até mesmo coisas essenciais são deixadas de lado, por exemplo a própria alimentação saudável por motivo de não terem tempo para ou como prepara-la.

É absurdo o crescente número de produtos industrializados, a falsa abundância alimentícia, geneticamente alterados, conservantes, agrotóxicos, corante e aromatizantes dentre outros aditivos cada vez menos saudáveis, prezando apenas e cada vez mais maiores lucros.

         Nem mesmo em seu lazer o escravo moderno foge do sistema capitalista e consumista tudo está ligado direta ou indiretamente a ele, fast foods, cinemas, teatros, restaurantes, parques, bares, etc... O Deus Dinheiro pesa sua mão sobre vós.

Um dos grandes males do servo moderno, que devido a vida muito atarefada e oprimida é a saúde e os cuidados com o próprio corpo, tornando muito vulnerável e predisposto a obesidade.

A medicina moderna ou hoje denominada como medicina mercantil, trata somente as consequências de doenças (paliativos); tratar a origem (cura) levaria os riquíssimos laboratórios na contramão do sistema: Medicina a serviço do capitalismo.

A atual degradação ambiental está a níveis alarmantes, o planeta é cada vez mais afetado e abalado pelas poluições: ambiental, visual e sonora. É o lixo proveniente da produção em massa e do consumismo ostentoso desenfreado que soterra o meio ambiente.

Os mesmos amos, senhores poluidores perante conferências mundiais sobre meio ambiente e ecologia se auto proclamam os salvadores do mundo à grande massa escravizada, dizendo que apenas com mudanças (superficiais) de hábitos dessa mesma massa é o bastante para mudar o mundo... Mundo esse onde cada parcela, cada misero pedaço de terra é propriedade ou apropriação exclusiva do Estado ou de grandes magnatas capitalistas.

A política contemporânea é de certa forma unificada, a sociedade escravizada acredita na democracia, acredita que votar é decidir livremente quem os governará.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)   pdf (63.7 Kb)   docx (12.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com