TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ACTIVIDADES DE TREINAMENTO DISTÂNCIA

Seminário: ACTIVIDADES DE TREINAMENTO DISTÂNCIA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/11/2013  •  Seminário  •  618 Palavras (3 Páginas)  •  167 Visualizações

Página 1 de 3

CENTRO UNIVERSITÁRIO CLARETIANO

ATIVIDADE APRENDIZAGEM A DISTÂNCIA:

Portfólio

Nome : Gustavo Meireles Salomão

RA 1118740

Na Baixa Idade Média, quando as cidades começaram a se formar e crescer, artesãos e comerciantes começaram a emergir como uma força econômica. Eles formaram as guildas, que eram associações e companhias que tinham o objetivo de promover o comércio e seus próprios interesses. Essas pessoas eram os burgueses originais. Na baixa Idade Média, aliaram-se com a nobreza através de casamentos, para enfraquecer o sistema feudal, transformando-se gradualmente na classe governante de nação-estados industrializadas.

Ao final do século XVII o mundo conheceria um novo modo de se administrar, governar e produzir, isso tudo agora nas mãos dos burgueses. Havia os que não gostavam,como o das classes opositoras, é claro, e havia também os que apoiavam, como o das classes vencedoras e inclusive alguns pensadores da época, como por exemplo Voltaire, que segundo alguns historiadores ensaiou a revolução francesa. Note nas entrelinhas a indireta de Voltaire (2007, p. 40) voltada à importância da classe burguesa:

[...] Não sei, entretanto, quem é mais útil a um Estado, um senhor bem empoado, que sabe precisamente a que horas o rei se levanta, a que horas se deita e que se dá ares de grandeza exercendo o papel de escravo na antecâmara de um ministro, ou um negociante, que enriquece seu país, dá ordens a Surat ou ao Cairo de seu gabinete e contribui para a felicidade do mundo.

Com relação à educação burguesa, essa concentrou-se agora nas mãos do Estado, com obrigação de estudo e gratuidade do ensino elementar, cujo objetivo do aprendizado voltava-se para as áreas científicas, técnicas e de ofícios, não mais privilegiando o estudo apenas humanístico. (TAFNER, 2011).Podemos entender melhor a educação burguesa com a seguinte passagem:

[...] uma vez consolidado o poder burguês em diversas esferas da vida mundana, ele conduz,seja em parceria ou como protagonista, o poder político e econômico de seus países, a vida dos indivíduos. Desta forma, a educação, em seus diversos níveis, do elementar ao superior, foi reordenada dentro dos ditames e parâmetros dos novos donos do poder. (TAFNER, 2011, p.114)

Portanto, uma vez instaurado o sistema burguês de sociedade, essa precisaria adequar-se ao sistema vigente, inclusive na educação, que “criaria” seres humanos aptos a fazer crescer ainda mais essa nova máquina política, econômica e social, que tem reflexos até nos dias atuais.

Percebemos então que a educação burguesa resume-se em educar os filhos para que esses fizessem parte da política e também se apropriassem dos negócios. Com esse objetivo alcançado, através da escola tecnicista, que visava também o ofício, a produção e a distribuição de mercadorias sofreram mudanças enormes e as relações comerciais se espalharam por todo o Globo Terrestre, ou seja, chegava a globalização. Chegava firme também o capitalismo, a produção em larga escala, os grandes estoques, etc.(OLIVEIRA, 2007)

Nota-se então a grande bola de neve que foi se criando conforme a necessidade da burguesia, que estava no poder dos principais Estados europeus em

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com