TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AD1 Cartografia Basica

Por:   •  24/2/2017  •  Exam  •  463 Palavras (2 Páginas)  •  261 Visualizações

Página 1 de 2

Aprendendo a construir mapas a partir de imagens do Google Earth

Objetivo: Iniciar a alfabetização cartográfica, através do desenvolvimento de visão vertical, da utilização dos sistemas de orientação, generalização e simplificação, simbologias e estruturação de legendas, trabalhando o espaço cotidiano do aluno em diferentes recortes e escalas.

Problematização: Você conhece bem o lugar onde vive? Utilize o Google Earth para construir um mapa que represente bem um lugar que lhe é familiar, do seu bairro ou município.

Descrição da atividade: A atividade deverá ser aplicada de forma individual, para alunos do Ensino Fundamental. O exercício constitui oportunidade para trabalhar a mudança de visão oblíqua/horizontal para visão vertical, a representação da superfície real em um plano (tridimensional x bidimensional), noções de escala, representações gráficas e simbologias, orientação, em uma escala local e de forma multidisciplinar, com os professores de Matemática.

A atividade exigirá o uso de computadores com acesso à internet. Neste caso, a primeira aula será no Laboratório de Informática, onde será apresentado o Google Earth e como obter imagens do mesmo, e depois os alunos concluirão a atividade em sua própria casa ou nos computadores da biblioteca do colégio. Será marcada uma aula posterior para apresentação dos trabalhos.

O trabalho deverá ser dividido em três etapas, como podemos observar adiante:

1ª etapa: Escolhendo a área a ser mapeada

Nesta etapa, o aluno deverá escolher uma área familiar, restringindo-se a um lugar com área de um a quatro quarteirões no máximo, dando como sugestões a área do seu colégio, de sua casa, de sua igreja, de seu clube, etc... Neste exemplo, escolhemos a área do Colégio Militar de Juiz de Fora (MG).

Figura 1: Colégio Militar de Juiz de Fora (MG), visualizado a partir do Google Earth.

2ª etapa: Desenhando o mapa

Na segunda etapa, a partir da imagem selecionada, o aluno deverá confeccionar o seu mapa. Para isto, o aluno deve imprimir a imagem da área em papel A4. Pode ser utilizado papel manteiga para facilitar o desenho da foto no mapa. Deve ser acrescentada legenda dos principais elementos do mapa, conforme previamente ensinado em aula, assim como a escala aproximada do mesmo, conforme previamente ensinado em aula e na aula de Matemática.

3ª etapa: Pintando o mapa

O aluno deverá pintar seu mapa com as cores representativas de cada elemento (verde para vegetação, azul para hidrografia, etc), conforme previamente ensinado em aula.

Conclusão: O fim da atividade será coroado com a apresentação individual de cada aluno de seu mapa, confrontando a imagem impressa do Google Earth com o mapa produzido. Poderemos estimular a discussão dos aspectos mais relevantes representados em cada mapa por parte de cada aluno e, a partir daí, fomentar a discussão em torno dos aspectos relevantes a serem representados em um mapa.

REFERÊNCIAS

SEABRA, Vinicius da Silva; LEÃO, Otavio Rocha. Cartografia

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (42.3 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com