TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ad 1 De Informatica Basica 2014.1

Monografias: Ad 1 De Informatica Basica 2014.1. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/8/2014  •  413 Palavras (2 Páginas)  •  367 Visualizações

Página 1 de 2

Software livre, como o Sistema operacional Linux e os aplicativos do LibreOffice.

Nome:

Matrícula:

Polo: curso; Administração

O mundo virtual da informática vem crescendo em escala assustadora nos últimos anos com essa consequência o mercado financeiro também cresce. Com base nisso empresas privadas criam software, para vender e ganharem muito dinheiro, com a venda de licença para o uso de seus produtos. Com o uso desses software o usuário fica impossibilitado de modificar, redistribuir, etc. Porém com o intuito de mudar a situação, no início dos anos 80, Richard Matthew Stallman, vivia com todos os hacker*, trocando licenças de software particulares, Até que um certo dia, precisou de um código fonte, e essa pessoa a qual ele pediu não pode dar, pois tinha assinado um contrato que o impedia de emprestar o código fonte. Com isso Stallman, precisou iniciar um movimento que garantisse a liberdade de compartilhamento dos software.

Em 1984 Stallman, fundou a empresa Free software foundation, assim nasce o software livre, com o chamado projeto GNU, um software livre, que desse liberdade aos seus usuários. Sendo um software livre, Stallman, definiu 4 liberdades, ser executadas para qualquer fim, estudar o programa, distribuir cópias, aperfeiçoar e compartilhar, dando assim origem a licença GPL. Em 1991 um estudante finlandês chamado Linus torvalds, da universidade Helsinki, menciona sobre a criação de um projeto com o núcleo livre, no mesmo ano foi lançado o núcleo Linux, e que com a ajuda de vários desenvolvedores ajuntaram para integrar ao sistema GNU, esse sistema nasce sob a licença GPL, tornando-se o sistema operacional Gnu/Linux.

Com a inserção do Linux no mercado, ficou mais fácil a correção de algum problema no sistema, além de não precisar pagar por uma licença de uso. Com ajuda de desenvolvedores por toda a internet, e de empresas com a mesma visão de software livre, criam programas, suíte, sem custos, e sem a necessidade de comprar por uma licença, esse e o caso da empresa the document foundation, que tem como suíte de aplicativos para escritório chamado Libre office, que dá um suporte por completo na questão das tarefas cotidianas em relação ao trabalho. Portanto ficou mais fácil a utilização do Libre office, pois no ato da instalação não precisamos de uma licença, pois é gratuito, e todos podem usar.

Fonte de pesquisa;

1. http://softwarelivre.org/portal/comunidade/a-the-document-foundation-e-libreoffice-celebram-primeiro-aniversario-com-sucesso

2. http://pt.wikipedia.org/wiki/Software_livre

3. http://vivaolinux.com.br/linux/

4. http://pt.wikipedia.org/wiki/LibreOffice

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com