TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANALISE DO DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL, DA MOBILIDADE ATIVA ,NA REGIÃO OESTE DO ESTADO DO PARANÁ – BRASIL

Por:   •  13/1/2020  •  Bibliografia  •  3.618 Palavras (15 Páginas)  •  301 Visualizações

Página 1 de 15

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ  [pic 1][pic 2]

PROGRAMA DE PÓS – GRADUAÇAO EM GEOGRAFIA – MESTRADO E DOUTORADO.

ANALISE DO DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL, DA MOBILIDADE ATIVA ,NA REGIÃO OESTE DO ESTADO DO PARANÁ – BRASIL.

CARLOS EDUARDO VIEIRA.

LINHA DE PESQUISA:  PRODUÇÃO DO ESPAÇO E DINAMICAS TERRITORIAIS.

SUGESTÃO DE ORIENTADORES:

ANGELA MARIA ENDLICH,

HENRIQUE MANOEL DA SILVA.

 

FOZ DO IGUAÇU, 2019.

Agradecimentos

        Aos meus amados professores, licenciados, mestres e doutores, que me permitiram chegar até aqui;

        Aos professores, mestres e doutores, da Universidade Estadual de Maringá, que me permitiram uma excelente Licenciatura, Bacharelado e Mestrado, espero que consiga me doutorar nesta amada Instituição de Ensino Superior;

        Ao César Miranda Mendes, In Memoriam, que me orientou na graduação;

        A Ângela Maria Endlich, pela excelente orientação durante no Mestrado em Geografia na UEM;

        Ao povo brasileiro que através dos seus impostos, torna-se o serviço público possível;

        Aos Geógrafos, Planejadores Urbanos, ao movimento ciclo ativista, que tornaram algumas cidades cicláveis, com infraestrutura adequada.

        A minha família, pela existência na vida terrena, apoio e incentivo.

“Uma nova forma de civilização, fundamentada no aproveitamento sustentável dos recursos renováveis, não é apenas possível, mas essencial. ” (Ignacy Sachs, 2009)

        

Sumário

1.

Resumo

5

2.

Palavras – Chave

5

3.

Introdução

5

4.

Hipóteses

7

5.

Justificativa

8

6.

Objetivos

9

7.

Fundamentação Teórica

9

8.

Procedimento Metodológico

17

9.

Plano de trabalho e cronograma de execução

18

10.

Referências Bibliográficas

19

  1. Resumo

O presente pré-projeto de pesquisa tem por objetivo, analisar município a município, o desenvolvimento territorial da mobilidade ativa, na região Oeste do Estado do Paraná, afim de caracterizar o desenvolvimento territorial desta região, ao descrever as características do desenvolvimento territorial da infraestrutura de pedestres e o ciclo viário, identificar as diferenças entre os municípios estudados, articular a teoria da Geografia, com Estatutos das Cidades, Planejamento Urbano, Planejamento Ciclo viário e de pedestres e contribuir com os municípios do Oeste do Estado do Paraná, para o desenvolvimento no passeio de pedestres e ciclo viário. Para isso faremos uso da metodologia quantitativo e qualitativo. Os resultados e as conclusão se darão após a conclusão do devido projeto de pesquisa.

  1. Palavras – Chave: Oeste do Paraná, Planejamento Urbano, Geografia.

  1. Introdução

Implementar políticas públicas de mobilidade ativa, trazem benefícios para a cidade e para os citadinos, como por exemplo, melhoria nas condições de saúde e bem-estar, a redução dos gases causadores do efeito estufa, resultante da queima de combustíveis fósseis, diminuição dos ruídos causadores do funcionamento dos motores destes veículos, com isso melhora acessibilidade, a saúde pública e a qualidade de vida, de uma determinada cidade e com isso teremos um ambiente agradável para se viver. Além disso ao fazer uso da mobilidade ativa, estamos colaborando com a redução do trânsito de veículos automotores, nas cidades, conforme podemos verificar na imagem 1, a seguir.

Imagem 1: Comparativo do uso do espaço urbano e a mobilidade ativa                                                     [pic 3]

        Ao observar as cidades do Oeste do Paraná podemos verificar que o planejamento urbano é precário e a mobilidade ativa, é muito pouco pensada e implementada pelo poder público, assim fazemos coro.

“A tarefa que se coloca de imediato, ao se debruçar sobre a tarefa de planejar, é o de realizar um esforço de imaginação do futuro. Não deve haver sombra de dúvida quanto ao fato de que o planejamento necessita ser referenciado por uma reflexão prévia sobre os desdobramentos do atual quadro – ou seja por um esforço de prognóstico. ” (SOUZA, 2013, p. 45)

        O planejamento urbano se faz necessário, para se ter uma cidade melhor organizada e a mobilidade ativa, versa sobre estes dois modais: 1) O modal de pedestre, 2) modal cicloviário, na sequência, é apresentado uma charge da personagem Mafalda (cartum 1) e sua amiga, do cartunista Quino.

Cartum 1: Mafalda, mostrando o uso da bicicleta e o de pedestre.

[pic 4]

Quino, 2010.

Nesta charge, exemplifica bem, o que vem a ser mobilidade ativa, que é o uso da bicicleta e o passeio de pedestres, portanto o poder público, tem o dever se zelar pela qualidade e quantidade do sistema ciclo viário e pelas calçadas, para que o passeio seja agradável, tranquilo e sem eventuais acidentes, como tropeçar, cair, machucar a cabeça, entre outros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.3 Kb)   pdf (1.1 Mb)   docx (886.7 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com