TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATIVIDADE 5: ANÁLISE DA EVOLUÇÃO PALEOGEOGRÁFICA DO ATLÂNTICO SUL

Por:   •  28/7/2021  •  Relatório de pesquisa  •  257 Palavras (2 Páginas)  •  129 Visualizações

Página 1 de 2

ATIVIDADE 5: ANÁLISE DA EVOLUÇÃO PALEOGEOGRÁFICA DO ATLÂNTICO SUL

A) Quais são os intervalos geocronológicos relacionados ao início e ao final do estágio golfo?

A evolução do estágio golfo tem como início da divisão no período Cretáceo, todavia para contextualizar os eventos deve-se começar antes. Desse modo, no fim do período Triássico, no qual havia ainda a Pangeia, ocorreu uma perda da instabilidade devido ao evento magmático CAMP (Central Atlantic Magmatic Province), no qual ocorreu soerguimento em algumas áreas como Pará, Roraima e Maranhão devido aos acontecimentos magmáticos. No período Jurássico ocorreu a formação de riftes que no futuro surgirá o Oceano Atlântico Central.

Ademais, já no período Cretáceo, no Barremiano, ocorreu outra sucessão de rifteamento por vulcanismo que reativou as estruturas da Foz do Amazonas e da deposição na Formação Cassiporé, junto com o soerguimento da Bacia do Parnaíba. No Albiano, aconteceu um dos estágios mais importantes na formação do Gondwana, que foi o surgimento das bacias do Pará-Maranhão e Barreirinhas e, na mesma idade, a última expressão de fragmentação e separação dos continentes Sul-Americano e Africano. Assim, no final do Albiano ocorreu a ligação dos oceanos Atlântico Equatorial e Central.

Assim, no limite do Mesozoico e Cenozoico teve com o início da deriva continental e falhas transcorrentes, sendo que no Oligoceno o oceano Atlântico já estava parecido com os tempos atuais.

B) Ainda com relação ao estágio golfo, em qual intervalo geocronológico teve início a influência do mar de Tethys na margem equatorial do Brasil?

O início da influência do mar de Tethys nas margens equatoriais brasileiras ocorreu no Cretáceo Superior.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)   pdf (38 Kb)   docx (7.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com