TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATIVIDADE A

Trabalho Universitário: ATIVIDADE A. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/5/2014  •  1.491 Palavras (6 Páginas)  •  334 Visualizações

Página 1 de 6

Atividade

Textos e reflexões:

Educação? Educações: aprender com o índio

A “falta de educação” se explica no momento em que percebemos no outro a falta de domínio diante daquilo que é pré-concebido como modelo de educação. Temos daí que , tudo oque foge do modelo “padrão” de educação é tido como falta dela.

O fax do Nirso

O mundo evolui de maneira intensa. O Hoje e o Amanhã trazem novidades que outrora demorariam meses para acontecer. As pessoas precisam buscar um diferencial que muitas vezes não está nos diplomas das universidades, diploma e profissionalismo podem não caminhar juntos. O mercado de trabalho exige profissional qualificado, mas também experiente. Experiência não depreende evolução. A educação deve priorizar a prática. Teoria não cria bons profissionais.

A História de Chapeuzinho Vermelho (na versão do lobo)

A Constituição Brasileira em seu Artigo 5º tem como um de seus princípios fundamentais garantir a educação de seu povo. Essa educação baseia-se em séculos de histórias contadas a maneira daqueles que a vivenciaram e são repassadas nas escolas com o intuito de mostrar aosestudantes como se deu o nosso início. Fato? Verdade? ... Ou seria somente mais uma maneira de incutir na mente dos alunos aquilo que é de interesse que eles saibam? Negar ao aluno a capacidade de discernimento é o correto na educação atual?

Uma pescaria inesquecível

“Ética é encostar a cabeça em seu travesseiro à noite e não ser questionado por ele sobre o que fez durante todo o dia.”

Somente algumas escolas, trabalham o tema em sua grade curricular. Mas será que essa tão falada ética é levada a sério em nosso cenário político-social?

A “lei de Gerson”, tão comum em nossos dias nos faz descrentes dessa virtude.

Ética vem de berço, e como tal deve evoluir.

A Folha amassada

“Fale somente quando suas palavras possam ser tão suaves como o silêncio.”

Cada ser traz em si uma história de vida. A essa história, durante toda a sua trajetória agregam-se conhecimentos e experiências que vão sendo adquiridas ao longo do caminho. Ações e reações diante de um universo cheio de surpresas, cada um carrega em si um mundo que é só seu. É preciso respeitar a individualidade do outro. Para que haja uma boa convivência é preciso o respeito ao sentimento do outro.

A lição dos gansos

Liderar é levar adiante um propósito de equipe. Trazer consigo aqueles, que com o mesmo espírito, querem alcançar um objetivo, buscar o melhor caminho, traçar as melhores rotas ajudandoaqueles que porventura tentarem desistir mostrando-lhes que a possibilidade da chegada, da vitória e do objetivo alcançado é bem mais fácil quando todos estiverem centralizados na mesma proposta.

Assembleia na carpintaria

É sempre muito fácil rotular as pessoas pelos seus defeitos, afinal de contas, não somos seres perfeitos. Cada qual porém carrega em si capacidades e qualidades e também defeitos, que permanecem adormecidos em consequência muitas vezes do momento certo para demonstrá-los. Defeitos e qualidades, cada qual tem seu valor, cada qual nos ensina algo durante nossa evolução como seres imperfeitos que somos, melhorar os defeitos, aprender com eles e priorizar as qualidades.

Colheres do cabo comprido

Auxiliar o próximo. Sempre podemos ajudar alguém que está ao nosso lado. Independentemente dos esforços despendidos, com a ajuda é possível alcançar o objetivo proposto. Ninguém chega alugar algum sozinho.

Faça parte dos 5%

É verdade que nem todas as pessoas seguirão o mesmo caminho. Sempre haverão aquelas que farão melhor proveito das oportunidades que surgirão em seus caminhos, e aqueles que por outro lado, ficarão inertes e ainda tentando atravancar o caminho daqueles que querem seguir adiante. Como dizia o nosso poeta ....”Eles passarão, eu passarinho...”

O homem e o mundo

“Quando o homem resolver o problema entre homens e homens,aí estará pronto para resolver o problema entre homens e mundo.”

O mundo, criado para ser habitado pelo homem, existe em função dele. Portanto, não se pode conceber um sem o outro. Porém para que o homem possa coabitar com seu semelhante é preciso que siga regras que são impostas para uma melhor convivência em sociedade. Não havendo ordem no homem, não haverá ordem no mundo. Consertado o primeiro, funciona o segundo.

Professores reflexivos

Será que os professores refletem sobre a realidade de seus alunos ou também vão à escola pelos números de sua folha de pagamento e pela estabilidade de emprego oferecida pelo Estado? O melhor profissional é aquele que faz o que gosta.

É preciso também que o professor reflita a sua condição como “educador” e responsável pelo desenvolvimento do aluno, preparando-o para questionamentos futuros sobre a sua realidade social.

Um sonho impossível?

A desigualdade social é fato no Brasil de hoje. E, como fato, necessário se faz entender que a realidade e a visão de mundo são muito diferentes entre as classes sociais. Não podemos generalizar e querer transformar a realidade em utopia imaginando que a sociedade nos enxerga como sendo todos iguais.

Pipocas da vida

É preciso saber que temos um tempo na vida para que tudo aconteça. Muitas vezes iniciamos o nosso caminho com pensamentos e visões de mundo que com o tempo e asvicissitudes da vida vão se transformando e nos tornando seres melhores. As mudanças são necessárias para que possamos enfrentar o mundo, mas essa mudança deve partir de nós mesmos. Não somos capazes de mudar ninguém, mas sim alertar o outro para que perceba que outra maneira de enxergar o caminho poderia

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com