TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aben

Trabalho Universitário: Aben. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/11/2013  •  419 Palavras (2 Páginas)  •  737 Visualizações

Página 1 de 2

Tectônica Global é a teoria que descreve e procura explicar os movimentos horizontais e verticais da litosfera terrestre (crosta terrestre + manto rígido subjacente).

Segundo esta teoria, a litosfera é formada por um número de placas rígidas, algumas grandes, outras pequenas, que vagarosamente se deslocam uma em relação às outras, em resposta a movimentos e fluxos na atmosfera, região plástica do manto.

Estes movimentos são considerados como os principais fatores que levam às grandes mudanças geológicas no planeta. Os movimentos destas placas provocam o surgimento de novos Oceanos e fechamento de antigos, seguimento de cadeias montanhosas oro gênese e vulcanismo associados, seguimento e subseqüência de grandes extensões continentais em função da resposta estática do manto, ruptura de massas continentais (roteamento), influenciam grandes mudanças climáticas e levam à criação de condições propícias ao surgimento e acumulação de petróleo e outros minérios.

A energia acumulada ao longo das margens das placas pode ser abruptamente liberada, causando os terremotos. O vulcanismo e a geração de novas rochas magnéticas estão, na maior parte das vezes, associados a estes movimentos e ocorrem ao longo das bordas das placas. Exceção são os hot Sports,que se associam a fenômenos mais profundos no manto.

1 Comment

QUESTÃO 01

Uma das principais objeções à Teoria da Deriva Continental era que Wegener não conseguia explicar as forças que moveriam os continentes. Hoje, embora a ciência não explique exatamente a causa, sabemos que a astenosfera e a litosfera estão intrinsecamente relacionadas. Se a astenosfera se mover, se move também a litosfera.

Sendo assim, conforme seus conhecimentos sobre tectônica global, leia, julgue, e assinale a alternativa CORRETA entre as sentenças abaixo, a respeito desse assunto:

O movimento de convecção das massas do manto é muito acelerado, formando montanhas à ordem de alguns metros por ano.

Não existe compensação relativa ao material que ascende à superfície ou litosfera. Assim, às rochas mais frias e densas se juntam novas rochas recém formadas.

A convecção no manto refere-se a um movimento muito lento de “rocha”, que sob condições muito apropriadas de temperatura elevada, se comporta como um material plástico-viscoso que migra para cima.

Pela lógica do movimento convergente existente entre as placas sul-americana e africana, nos afastamos 2 km da África a cada ano. Por isso, se Pedro Cabral viesse hoje ao Brasil, demoraria bem mais tempo em sua viajem.

O movimento de placas tectônicas produz colisões ao longo de seus limites convergentes. No entanto, não são registradas diferenças entre choques de placas oceânicas, continentais, e nem mesmo entre uma placa continental e uma oceânica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com