TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cofen Coren E Aben

Artigos Científicos: Cofen Coren E Aben. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/6/2014  •  1.136 Palavras (5 Páginas)  •  1.714 Visualizações

Página 1 de 5

1 COFEN

O Conselho Federal de Enfermagem (COFEN) e os seus respectivos Conselhos Regionais (CORENs) foram criados em 12 de julho de 1973, por meio da Lei 5.905. Juntos, formam o Sistema COFEN/Conselhos Regionais.

Filiado ao Conselho Internacional de Enfermeiros em Genebra, o COFEN é responsável por normatizar e fiscalizar o exercício da profissão de enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, zelando pela qualidade dos serviços prestados e pelo cumprimento da Lei do Exercício Profissional da Enfermagem.

1.1 Atuação cofen

O COFEN, É UMA ENTIDADE QUE ATUA COMO ÓRGÃO DISCIPLINADOR DO EXERCÍCIO DA PROFISSÃO DE ENFERMEIRO E DAS DEMAIS PROFISSÕES COMPREENDIDAS NOS SERVIÇOS DE ENFERMAGEM, NORMATIZANDO E GERENCIANDO OS CONSELHOS REGIONAIS, SERVINDO COM ÓRGÃO DE 2ª INSTÂNCIA.

1.2 Objetivo

1.Normatizar e expedir instruções para uniformidade de procedimentos e bom funcionamento dos Conselhos Regionais;

2. Apreciar em grau de recurso as decisões dos CORENs;

3. Aprovar anualmente as contas e a proposta orçamentária da autarquia, remetendo-as aos órgãos competentes;

4. Promover estudos e campanhas para aperfeiçoamento profissional.

1.3 Estrutura

O PLENÁRIO DO CONSELHO FEDERAL DE ENFERMAGEM É COMPOSTO POR 18 CONSELHEIROS FEDERAIS, SENDO 9 EFETIVOS E 9 SUPLENTES. OS MEMBROS DA DIRETORIA SÃO OS CONSELHEIROS EFETIVOS QUE OCUPAM CARGOS DA ADMINISTRAÇÃO.

2 COREN – ESTADO DE SÃO PAULO

O Conselho Regional de Enfermagem é um Órgão de Fiscalização Profissional que tem como objetivos básicos fiscalizar o cumprimento da Lei do Exercício Profissional (Lei nº 7.498/86), zelar pelo bom conceito da profissão e dos que a exerçam, bem como pelo acatamento do Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem.

2.1 Atuação coren

O Conselho Federal de Enfermagem – COFEN e os CORENs – Conselhos Regionais de Enfermagem foram criados em 1973, pela Lei nº 5.905, de 12 de julho. Suas atribuições principais são o registro e a fiscalização de seus inscritos.

2.2 Objetivo

O objetivo é de verificar se a prestação de serviços da Enfermagem atende aos requisitos dispostos na lei do exercício profissional. Busca continuamente contribuir na oferta de uma assistência qualificada para toda a sociedade, com base em princípios científicos, éticos e legais.

2.3 Estrutura

O COREN-DF é dirigido por um Plenário constituído por 9 Conselheiros, sendo 5 Enfermeiros e 4 Técnicos ou Auxiliares de Enfermagem, eleitos pelo pleito direto, mediante voto pessoal, secreto e obrigatório dos profissionais inscritos.

O Plenário elege, dentre os Conselheiros, a Diretoria, que é composta pelo Presidente, Secretário e Tesoureiro, além da Comissão de Tomada de Contas.

Todas as decisões tomadas pelo Conselho são votadas pelo Plenário. Os assuntos especializados são estudados por Comissões, nomeadas por meio de Portarias, que encaminham à Plenária para apreciação e decisão.

3 SINDICATO – ESTADO DE SÃO PAULO

O Sindicato dos Enfermeiros do Estado de São Paulo (SEESP) com 25 anos de vida é uma entidade de classe que luta e defende a categoria da enfermagem, para promover crescimento profissional,social e político. Somos uma organização forte e representativa, com autonomia para intermediar relações entre profissionais, patrões e o governo.

Além de negociar as Convenções Coletivas, com o objetivo de resguardar pelos interesses dos (as) enfermeiros (as), viabilizar novas conquistas, zelar pelas condições dignas – físicas e mentais de trabalho, e colaborar com a formação intelectual e técnica da categoria. Nesse cenário, a participação e o interesse dos profissionais associados são fundamentais para a evolução do Sindicato e da categoria da enfermagem.

3.1 Atuação do Sindicato

O SEESP mantém parcerias com as mais importantes entidades representativas da saúde. Preocupada em manter o profissional atualizado, o Sindicato estabeleceu convênios com universidades, para cursos de graduação, pós-graduação e especialização. Também sabendo da importância de momentos de lazer para o enfermeiro, firmou convênios e parcerias com colônias de férias, hotéis, centros esportivos e parques em todo o País. Há também opções de empréstimos, convênios médicos,odontológicos e seguros.

3.2 Objetivo

“Lutar pela valorização da enfermagem é uma das grandes frentes de trabalho do Sindicato”

O compromisso do SEESP é atuar pela valorização do enfermeiro. Cabe ao Sindicato oferecer subsídios aos(às) enfermeiros(as), para que promovam a união da categoria e a torne cada vez mais representativa perante a sociedade. Procure o Sindicato, conheça suas ações e propósitos.

3.3 Estrutura

4 ABEN – ESTADO DE SÃO PAULO

A Associação Brasileira de Enfermagem - ABEn, fundada em 12 de agosto de 1926, sob a personalidade jurídica que congrega enfermeiros, obstetrizes, técnicos e auxiliares de enfermagem e estudantes dos cursos de graduação e de educação profissional de nível técnico que a ela se associam, individual e livremente.

4.1 Atuação da ABEN

Congregar enfermeiros (as), técnicos (as) de enfermagem, auxiliares de enfermagem,estudantes dos cursos de graduação e de educação profissional habilitação técnico de enfermagem;

-Incentivar a solidariedade e a cooperação entre seus associados (as);

-Promover o desenvolvimento técnico, científico, cultural e político dos profissionais de enfermagem no país, pautado em princípios

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com