TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Agricultura E Pecuaria No Brasil

Trabalho Universitário: Agricultura E Pecuaria No Brasil. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/9/2013  •  2.369 Palavras (10 Páginas)  •  1.000 Visualizações

Página 1 de 10

Introdução

A agricultura e a pecuária são atividades agrárias, integrantes do setor primário da economia. Os fatores naturais influenciam fortemente as atividades agrárias – solos férteis e água. Entretanto, modernas técnicas de correção de fertilidade e de irrigação podem gerar excelentes resultados na produção agrícola.

A função principal da agricultura é a produção de alimentos e de matérias-primas para atender as necessidades humanas.

Apesar da produção de alimentos ter aumentado de modo geral em quase todo o mundo, a má distribuição desses recursos causa, em certas regiões, o agravamento da questão da fome e da desnutrição.

No Brasil a fome não pode ser atribuída nem a fatores de ordem natural e nem mesmo de produção insuficiente à alimentação de todos, ela decorre de fatores políticos que produzem a exclusão social de milhões de trabalhadores rurais.

AGRICULTURA, PECUÁRIA, SISTEMAS AGRÁRIOS E REFORMA AGRÁRIA.

A atividade agrária no mundo

Uma das mais antigas atividades humanas, a atividade agrária,passou por profundas transformaçõe, desde a pré-história até os dias de hoje.  Com a agricultura, começa a transformação do espaço natural em espaço geográfico.A agricultura foi e ainda continua sendo praticada de  maneiras diferentes, de acordo com o lugar e a época em que é desenvolvida. Com o processo e a descoberta de novas técnicas, áreas inóspitas puderam ser aproveitadas. Exemplo:  as  áreas desérticas em Israel e na Califórnia que hoje apresentam excelentes resultados nesse setor. 

As grandes transformações no campo aconteceram com a revolução industrial e a conseqüente revolução urbana que provocaram as mudanças ocorridas nas relações entre o campo e a cidade nas últimas décadas.

A agricultura foi inserida na economia industrial e passou a ser fornecedora (de matéria-prima e alimento) e consumidora (de máquinas, pesticidas, vacinas, rações para animais) da indústria. Como a indústria não se desenvolveu em todos os países do mundo, além de ter adotado processos diferentes em países desenvolvidos e subdesenvolvidos industrializados, a agricultura também assumiu características diferentes em cada um desses países, após a Revolução Industrial. De modo geral, podemos dizer que a agropecuária diminuiu sua participação no PIB (Produto Interno Bruto) e a mecanização agrícola reduziu a porcentagem de pessoal ocupado. Entretanto, a produtividade e a variedade são garantidas por técnicas modernas de cultivo e colheita. Nos países subdesenvolvidos industrializados, a pseudo modernização do campo resultou em um êxodo rural que engrossou as estatísticas de desempregados. Países que vivem basicamente da agricultura tentam evitar a fome e manter um modo de vida ligado ao campo.

A subordinação do campo à cidade

A agricultura é hoje uma atividade subordinada à atividade industrial e à cidade. O agronegócio é uma característica da agricultura moderna, que recebe investimentos intensivos de capitais e tecnologia. No mercado mundial, os produtos do agronegócio são denominados commodity. A Chicago Broad of Trade (CBOT) é o mais importante centro de compra e venda desses produtos. No Brasil, eles são negociados na Bolsa de Mercadorias e Futuros (BMF) de São Paulo, porém, em virtude dos melhores resultados, muitos produtores brasileiros realizam seus negócios diretamente na CBOT. É no comércio exterior dos produtos agrícolas que os países desenvolvidos levam vantagem sobre os subdesenvolvidos. Os mais ricos têm como grande arma o protecionismo de seus setores agrícolas, e, assim, aumentam o seu poder de competição no mercado internacional. Essa política aumenta ainda mais a desigualdade econômica entre os paises do Norte e Sul, uma vez que causa a diminuição do comércio, enfraquecendo políticas de combate a fome e ao desenvolvimento dos países pobres.

Nos Estados Unidos a nova Lei Agrícola (Farm Bill) começou a apoiar os produtores rurais em 2002, para sustentar a renda da agropecuária. Por falta de recursos, os paises subdesenvolvidos não tem como enfrentar esse protecionismo ou imita-lo com os mesmos subsídios. Por isso, é preciso que os órgãos que regulamentam o comércio internacional tentem reverter urgentemente essa situação, dando oportunidades iguais a todos no mercado externo.

Principais produtores agrícolas do mundo

A agricultura fornece tanto produtos essenciais à alimentação como matérias-primas para vários tipos de indústria. Clima, tipo de solo e água são fatores favoráveis à produção agrícola alem das facilidades tecnológicas de que o país dispõe.

As grandes potências agrícolas mundiais, atualmente, são os Estados Unidos e a União Europeia. Cada uma dessas potências apresenta modelos diferentes de políticas para a agricultura, variando de acordo com os contextos históricos, geográficos e geológicos de cada localidade. O que ambas têm em comum é o elevado grau de protecionismo implementado pelo governo aos agricultores nacionais, bem como a elevada mecanização do processo produtivo em todas as suas etapas.

Brasil pode se tornar a maior potência agrícola mundial

O Brasil também é destaque na produção agrícola mundial. Porém, por enquanto, o país ainda se encontra muito abaixo da União Europeia e, principalmente, dos EUA. Porém, ao contrário dos líderes agrícolas mundiais, o país tem grandes possibilidades de expansão nos próximos anos.

A estimativa do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento é que o Brasil alcance a liderança mundial na safra de 2020/2021. Tal expansão deverá ser ocasionada, sobretudo, pela modernização do campo, pela melhoria nas condições da propriedade familiar e pelo aumento do volume de exportações. Os produtos que mais devem ter sua produção aumentada são a soja, o etanol, o algodão, o milho e o café.

Pecuária: principais rebanhos

Assim como a agricultura, a pecuária também fornece alimentos e matérias-primas para a indústria. Os principais rebanhos do mundo são constituídos de gado bovino, suíno e ovino. A pecuária mundial se apresenta de diferentes formas, que refletem o nível tecnológico dos países, os tipos de clima a que eles estão sujeitos, os mercados consumidores, etc. Predomina a pecuária moderna nos países desenvolvidos- nordeste dos EUA, Europa ocidental, Austrália, Nova Zelândia- e em algumas áreas de países subdesenvolvidos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com