TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pesquisa, desenvolvimento e transferência de tecnologia para melhorar a competitividade e produtividade da agricultura no Brasil

Seminário: Pesquisa, desenvolvimento e transferência de tecnologia para melhorar a competitividade e produtividade da agricultura no Brasil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/12/2013  •  Seminário  •  459 Palavras (2 Páginas)  •  805 Visualizações

Página 1 de 2

Várias instituições têm entre seus objetivos promover: o desenvolvimento da pesquisa (básica e aplicada em diversos setores da ciência e da tecnologia); do ensino superior e profissionalizante gratuito (presencial e à distância, capacitação, treinamento, graduação, pós-graduação e outras modalidades afins); da cultura (da conservação de acervos e patrimônios históricos, manutenção de costumes, implantação de festas, eventos, festivais e demais interesses de cunho cultural); da extensão (certificação, consultorias, assessorias e projetos especiais para empresas, governo e ONG´s). Entretanto, todas essas instituições apresentam problemas relativos ao desenvolvimento de projetos dos diferentes públicos- alvo. Essa mesma experiência integrando diferentes agentes de desenvolvimento numa estrutura de gestão poderá alavancar processos de produção para projetos diversos, dentre eles, projetos orientados para produtos fitoterápicos e fitos cosméticos em Moçambique, a partir das Incubadoras de Produção de Conhecimento para Projetos.

O público-alvo a ser atingido é composto por comunidades tradicionais e instituições diversas vinculadas aos diferentes setores das atividades econômicas. A comercialização dos serviços e produtos da Incubadora de Produção de Conhecimento para Projetos de Produção do Conhecimento será feita diretamente com os respectivos públicos-alvo, em suas diversas modalidades de contratação e canais de vendas.

- Pesquisar, desenvolver e transferir tecnologias para aumentar a competitividade e a produtividade da agropecuária brasileira, contribuir para a inclusão social dos produtores de base familiar e disseminar práticas ambientalmente sustentáveis, com foco em compromissos como a redução da emissão de carbono, no desenvolvimento sustentável e o uso racional dos recursos naturais.

Metas:

1. Executar uma carteira de P&D e TT com, em média, 750 projetos ao ano (Embrapa)

2. Desenvolver plataforma funcional de validação de novos genes (Programa ABC) (Embrapa)

3. Estabelecer 2 (dois) cenários de referência nacionais para Recuperação de Pastagens Degradadas e Integração Lavoura-Pecuária-Floresta. (Embrapa)

Assim, o Ministério da Agricultura busca integrar sob sua gestão os aspectos mercadológico, tecnológico, científico, ambiental e organizacional do setor produtivo e também dos setores de abastecimento, armazenagem e transporte de safras, além da gestão da política econômica e financeira para o agronegócio.Com a integração do desenvolvimento sustentável e da competitividade, o Mapa visa à garantia da segurança alimentar da população brasileira e a produção de excedentes para exportação, fortalecendo o setor produtivo nacional e favorecendo a inserção do Brasil no mercado internacional.

Os cinco anos da Lei Nº 10.973, conhecida como Lei de Inovação, estão sendo comemorados em 2009. Sancionada em dezembro de 2004, a Lei representa um marco no país, ao regulamentar as relações entre universidade e empresas, incentivando estas a investirem em inovação, vislumbrando um modo de desenvolvimento que permite aliar produção científica à atividade industrial. O conhecimento gerado em universidades e institutos de pesquisa é revertido em benefício à sociedade de várias maneiras.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com