TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Agropecuária E Os Problemas Ambientais

Ensaios: Agropecuária E Os Problemas Ambientais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/11/2014  •  1.235 Palavras (5 Páginas)  •  664 Visualizações

Página 1 de 5

A agropecuária e os problemas ambientais

O desmatamento é um dos grandes problemas ambientais provocados pela agropecuária

A agropecuária é o conjunto das atividades ligadas à agricultura e à pecuária. Apresenta grande importância para a humanidade e para a economia, visto que sua produção é destinada ao consumo humano e para a venda dos produtos obtidos. No entanto, vários problemas ambientais estão sendo desencadeados em virtude da expansão da agropecuária e da utilização de métodos para o cultivo e criação de animais.

O desmatamento é uma prática muito comum para a realização da agropecuária. A retirada da cobertura vegetal provoca a redução da biodiversidade, extinção de espécies animais e vegetais, desertificação, erosão, redução dos nutrientes do solo, contribui para o aquecimento global, entre outros danos.

As queimadas, método muito utilizado para a retirada da vegetação original, intensificam a poluição atmosférica, além de reduzirem os nutrientes do solo, sendo necessário usar uma quantidade maior de produtos químicos (fertilizantes) durante o cultivo de determinados alimentos, fato que provoca a poluição do solo.

Outro agravante é a utilização de agrotóxicos (inseticidas e herbicidas), que contaminam o solo, o lençol freático e os rios. Esses produtos, destinados à eliminação de insetos nas plantações, infiltram-se no solo e atingem as águas subterrâneas. As águas das chuvas, ao escoarem nessas plantações, podem transportar os agrotóxicos para os rios, causando a contaminação da água.

Na pecuária, além da substituição da cobertura vegetal pelas pastagens, outro problema ambiental é a compactação do solo gerada pelo deslocamento dos rebanhos. O solo compactado dificulta a infiltração da água e aumenta o escoamento superficial, podendo gerar erosões. Esses animais, através da liberação de gás metano, também contribuem para a intensificação do aquecimento global.

Portanto, diante da necessidade de produzir alimentos para atender a demanda global e ao mesmo tempo preservar a natureza, é necessário que métodos sustentáveis sejam implantados na agropecuária, de forma a reduzir os problemas ambientais provocados por essa atividade. O pousio, por exemplo, é uma técnica que visa o “descanso” do solo até que haja a recuperação da sua fertilidade.

As consequências do desenvolvimento da agricultura para o meio ambiente

Modificado pela industrialização, o planeta vem sofrendo com grandes transformações ambientais há algum tempo. As atividades agrícolas não conservacionistas, junto com a revolução industrial são as principais responsáveis por tantos impactos causados na natureza.

O desmatamento, o aumento das emissões de gases-estufa, a contaminação das águas e do solo são problemas que impactam a atualidade, mas cuja origem se dá há algumas décadas, por ocasião da intensificação do processo de industrialização e a utilização irracional dos recursos naturais orientados para atividades agrícolas. Com isso, há uma tendência mundial em adotar medidas de investimento na busca por fontes renováveis de energia. No caso dos biocombustíveis, esse fato ocasiona ainda maior expansão das atividades produtivas na agricultura. No entanto, esse processo pode ser controverso.

Segundo a Agência Fapesp, a ampliação das culturas de cana-de-açúcar, do milho, da mamona, do girassol, da soja, do amendoim, associadas à substituição da floresta por áreas de pastagem de gado têm provocado diversos impactos à composição química, e à biodiversidade dos corpos d’água.

São práticas potencialmente devastadoras ao desgaste do solo, sem contar os inúmeros problemas ambientais relacionados. No caso da cana-de-açúcar, por exemplo, o uso da vinhaça (subproduto do refino do álcool) como fertilizante pode ser desastroso. A vinhaça é rica em nitrogênio, elemento químico cujo efeito na forma de fertilizantes pode ser grave ofensor ao equilíbrio do efeito estufa, assim como em excesso na água de rios e lagos, pode favorecer o crescimento de algas e o consequente processo, conhecido como eutrofização, que provoca diminuição do oxigênio na água, a morte e decomposição de muitos organismos, diminuindo a qualidade da água e possivelmente uma considerável alteração do ecossistema.

Já a fuligem produzida pela queima da cana-de-açúcar durante a colheita contém um tipo de carbono diferente, que pode ser assimilado em maior ou menor escala por organismos presentes em um rio. Após o material ser depositado no solo ou em um ecossistema aquático, a fuligem acidifica o solo e a água, e isso também acarreta graves consequências para os ecossistemas, assim como a questão da acidificação dos oceanos provocada pelas emissões deliberadas de CO2 na atmosfera do planeta.

Consequência

Como consequência, os produtos alimentícios estão sofrendo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com